27 Outubro, 2022

Conhece os melhores alimentos da estação do Outono?

Escrito por: GO fit

Batata-doce, castanhas ou romãs… Chegaram os alimentos do Outono!

Nova estação, novos alimentos ricos e com grandes benefícios para a sua saúde.

No Outono, os dias tornam-se mais frios, nublados e chuvosos. O nosso corpo começa a precisar de reforçar as suas defesas ainda mais do que o habitual, e para que esta mudança de clima não nos afete, é fundamental aumentar a sua dose, sobretudo, de vitamina C, como explicamos aqui. Mas isto também significa renovar os alimentos da estação. De seguida, deixamos-lhe 4 alimentos muito outonais que, devido às suas características nutricionais, não podem ficar de fora da nossa alimentação:

Romã

Espanha é um dos maiores produtores de romã do mundo. A romã é uma fruta altamente resistente ao transporte, além de se manter em bom estado durante meses se for armazenada a baixas temperaturas (entre 0º C e 5º C).

Em termos nutricionais, a romã é rica em antioxidantes, responsáveis por ajudar a prevenir alguns tipos de cancro e a proteger a saúde cardiovascular. Além disso, tem um baixo valor energético (apenas 50 kcal por 100 g de parte comestível).

 Dióspiros

Espanha é também um dos maiores produtores de dióspiro do mundo, e encontramo-lo principalmente em outubro e novembro. Existem 2 tipos de dióspiros: adstringentes (também conhecidos como dióspiros de abrir, que se comem com colher e são mais ricos em antioxidantes) e não adstringentes (também conhecidos como dióspiros de roer ou não maduros). Enquanto os primeiros precisam de estar completamente maduros para serem consumidos (caso contrário, os taninos – antioxidantes – presentes na fruta deixam uma sensação áspera e desagradável na boca), os segundos podem ser consumidos imediatamente após a colheita.

O dióspiro aporta mais quantidade de hidratos de carbono do que outras frutas, é rico em fibras, ajudando a combater a obstipação, contém uma grande quantidade de antioxidantesvitamina A e vitamina C, tornando-o uma fruta espetacular para melhorar o nosso sistema imunitário.

Batata-doce

A maioria das colheitas de batatas ou batatas-doces ocorrem entre setembro e novembro, pelo que esta é a melhor altura para as comer. Em termos de variedade, as batatas podem ser brancas, roxas, amarelas ou alaranjadas.

A nível nutricional, embora a batata-doce tenha um valor energético ligeiramente superior ao da batata comum, é rica em fibra e hidratos de carbono complexos, promovendo, assim, um aumento da saciedade. Também é rica em vitamina A, pelo que tem benefícios a nível da visão e proteção contra os raios UV na pele. Além disso, também é rica em vitamina C, ferro e magnésio, pelo que é um substituto saudável das batatas, do arroz e da massa, e pode ser consumida cozida ou assada sem necessidade de adicionar gorduras.

Castanha

O Outono é também sinónimo de castanhas assadas. Nutricionalmente, as castanhas diferem das sementes oleaginosas (por exemplo, amendoins, nozes, castanhas de caju…) porque têm menos gordura e contêm hidratos de carbono de absorção lenta e água. A castanha é igualmente rica em fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal e aumenta a saciedade, e rica em vitamina C, vitamina B6, ácido fólico e ferro, tornando-a num snack saudável para qualquer tarde fria.