O menu mais saudável para este Natal
Eis a lista de compras para as nossas receitas deste Natal!
GOfiter@, nesta época festiva, trazemos o menu que irá deliciar os paladares mais exigentes, porque trazemos receitas com um toque especial e também muito saudáveis, para que você e os seus entes queridos possam desfrutar de um Natal sem remorsos.
Comecemos pelo mais importante, antes de mais, terá de ir às compras, mas, para lhe facilitar a vida e evitar tentações desnecessárias, ajudamo-lo a poupar dinheiro com a nossa lista de compras, onde encontrará tudo o que precisa para fazer todos os pratos do menu, que também encontrará no nosso E-book. Obviamente, não precisa de comprar todos os ingredientes se não vai fazer todas as receitas, pelo menos no mesmo dia, por isso, verifique primeiro o que vai precisar para não gastar demais.
- Fio de cozinha
- 1 robalo
- 800g de peito de peru
- 2 pimentos vermelhos
- 2 batatas
- Cebola
- Limões
- 4 bananas
- Ovos
- Cogumelos
- Tomates cherry
- Alho
- Nozes
- Tâmaras
- Uvas passas e Mirtilos
- Amêndoas
- Avelãs
- Cajus
- Algas de nori
- Farinha (de grão-de-bico e/ou de
- aveia)
- Levedura
- Cacau puro ou chocolate preto com
- elevada percentagem de cacau
- 350g de queijo creme
- 150g iogurte natural ou cremoso
- 150g de gambas
- 115g de framboesas
- 100g de clara de ovo
- Azeite virgem extra
- Óleo de coco
- Caldo de frango
- Caldo de legumes
- Leite
- Vinho branco
- Doce de frutos vermelhos
- Xarope de agave ou edulcorante como eritritol ou stevia
- Vinagre balsâmico de Modena
- Essência de baunilha ou raspa de limão
- Folhas de menta
- Folhas de louro
- Raminho de tomilho
- Raminho de salva
- Endro fresco
- Salsa picada
- Pimentão fumado
- Malagueta
- Bicarbonato
- Rosmaninho fresco
- Sal e pimenta
Precauções a tomar antes e depois de comprar comida para o seu jantar de Natal
Em Espanha, os pratos típicos de Natal podem variar dependendo da região ou comunidade onde estamos, mas há alguns alimentos típicos que estão presentes em quase todas as mesas, tais como alguns dos que sugerimos: camarão, robalo ou peru.
Bem sabemos que, à medida que a véspera de Natal se aproxima, o preço destes produtos tende a subir acentuadamente, por isso, muitos de nós optamos por comprar estes produtos já congelados antecipadamente ou comprá-los frescos e congelá-los em casa para poupar alguns euros.
Mas sabe que precauções deve tomar antes e depois de comprar carne, peixe ou marisco congelados? Vamos contar-lhe!
1. Comece por inspecionar a embalagem e evite embalagens que não estejam bem fechadas ou com gelo solto, pois pode haver risco de contaminação.
2. Coloque os produtos congelados no carrinho só no final das compras e num saco térmico isolado, para reduzir ao máximo a cadeia de frio até chegar a casa.
3. Quando chegar a casa, guarde-os imediatamente no congelador, certificando-se de que o seu congelador está a uma temperatura de ≤ -18 ⁰C.
4. Quando quiser descongelá-los, coloque-os no frigorífico durante a noite ou no micro-ondas, se quiser utilizá-los imediatamente.
5. Atenção! Os alimentos descongelados não devem voltar a ser congelados.
6. Alguns peixes e mariscos congelados podem durar até 18 meses no congelador, mas se comprar peixe ou mariscos congelados e não houver data de validade, mesmo que esteja congelado, tente consumi-lo num prazo máximo de 2 meses.
É importante que os produtos congelados sejam bem conservados de modo a não diminuir as suas propriedades nutricionais ou piorar a sua textura, uma vez que as subidas e descidas de temperaturas podem provocar alterações a nível celular, o que seria um aspeto negativo, sobretudo em termos da textura dos alimentos.
Quando chegar o dia, só falta elaborar as nossas receitas.
Bom proveito!