24 Outubro, 2022

Descubra o método do prato e, com ele, uma nova alimentação

O método do prato, a última tendência em nutrição.

Uma vida saudável é simples.

O método do prato é uma forma simples de estruturar o seu prato, para o ajudar a estruturar as suas refeições de forma saudável, sem que faltem os nutrientes. Foi criada por especialistas em nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard. Para entender as suas recomendações, imaginemos o nosso prato dividido em 4 partes iguais:

1. As verduras e frutas ocuparão metade do prato

Uma alimentação rica em verduras e frutas pode melhorar a nossa tensão arterial, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e prevenir alguns tipos de cancro. Além disso, este grupo de alimentos tem um efeito positivo sobre o açúcar no sangue, que nos pode ajudar a controlar o apetite. Comer diferentes variedades de verduras, legumes e frutas, incluindo diferentes cores e sabores, também nos garante refeições mais atrativas à vista.

2. Cereais integrais formando um quarto do seu prato

Falamos de trigo integral, aveia, centeio, quinoa, arroz, cevada e os alimentos elaborados com eles. Os cereais integrais oferecem maiores benefícios para a saúde, como um melhor efeito sobre a glicose sanguínea e a segregação de insulina, e uma maior saciedade ao consumi-los.

Os cereais integrais são os conservam as suas três partes, pois o processamento não eliminou nenhuma delas, como no caso dos refinados.   O farelo é a camada mais externa, é abundante em fibra, vitaminas do grupo B, minerais, antioxidantes e fitoquímicos, compostos naturais das plantas que têm propriedades benéficas na prevenção de doenças. O gérmen é rico em gorduras saudáveis, vitamina E, B, fitoquímicos e antioxidantes.  Por último, o endospermo é a camada interior que é, na sua maioria, hidratos de carbono. Esta parte conserva-se nos produtos refinados.

3. Fontes saudáveis de proteína, outro quarto do seu prato

Neste grupo, encontramos: peixe, carnes magras tais como frango ou peru, todos os legumes e frutos secos. Todos estes alimentos são fontes de proteínas saudáveis e completas que podemos ingerir de muitas maneiras, tais como em saladas e noutras combinações com verduras ou caldos.  Um conselho deste guia é evitar a carne vermelha e as processadas.

Para terminar, é importante ter em conta alguns detalhes que nos ajudarão a fazer a mudança para uma alimentação mais saudável no nosso dia-a-dia:

  • Cozinhe com um óleo vegetal saudável: Escolha um óleo vegetal saudável para elaborar as suas confeções. Pela nossa zona geográfica, a melhor escolha será o azeite virgem extra.   Outros alimentos que contêm gorduras saudáveis são os peixes azuis, frutos secos, abacate, azeitonas… Aquela que devemos evitar e limitar é a do tipo trans, presente em produtos processados.
  • Beba água, café ou chá: As recomendações incentivam-nos a evitar refrescos e bebidas com grandes quantidades de açúcares simples (como sumos ou lácteos açucarados). A água deve ser o acompanhamento habitual dos nossos pratos e sempre que tivermos sede. Outras bebidas como café e chá são um bom recurso para paliar a fome e trarão benefícios se bebermos sem os adoçar.
  • Pratique exercício físico: No contexto de uma vida saudável, não há espaço para o sedentarismo. Manter-se ativo é importante para muitos aspetos do nosso bem-estar e da nossa saúde. Lembre-se de o praticar, pelo menos, 150 minutos por semana.

A qualidade dos pratos e alimentos que ingerimos tem mais peso na nossa saúde do que os nutrientes concretos. Além disso, é importante ter uma vida saudável e equilibrada tendo em conta os quatro pilares GO fit: exercício físico, descanso, nutrição e motivação.

Escolha uma alimentação equilibrada, escolha uma vida melhor!

Com o nosso Plano Premium, poderemos ajudá-lo a alcançar o seu objetivo com os nossos profissionais certificados em exercício e nutrição, para que possa ter um acompanhamento semanal e consultas de comunicação diárias através do WhatsApp.

Artigos relacionados

5 Agosto, 2022 Nutrição

6 min

Conhece a fruta noni?

Propriedades e benefícios desta fruta A fruta noni não é tão fácil de encontrar nos supermercados e hipermercados do nosso...

Ler mais