22 Outubro, 2021

Dia Mundial do Cancro da Mama: não deixe de cuidar da sua alimentação

Uma alimentação saudável é fundamental para ajudar a prevenir ou tratar o Cancro da Mama

Na luta de todas, não se esqueça de cuidar da sua alimentação.

Tal como todos os anos, a 19 de outubro, celebramos o Dia Mundial do Cancro da Mama, a fim de consciencializar a sociedade e promover que cada vez mais mulheres possam ter acesso a check-ups para prevenir e tratar esta doença da forma correta.

O cancro da mama é um dos tumores mais comuns nas mulheres em todo o mundo. Existem múltiplos fatores de risco associados ao aparecimento deste cancro, tais como mutações genéticas, histórico familiar, exposição prolongada a estrogénios endógenos, hormonas exógenas, excesso de peso e obesidade, consumo de álcool e sedentarismo, entre outros.

No GO fit, estamos conscientes de que um estilo de vida saudável é essencial para prevenir doenças e para melhorar o tratamento das mesmas no caso de existirem. Um estilo de vida saudável deve incluir a prática de exercício físico regular, uma alimentação saudável e variada, descanso e saúde mental.

Todos sabemos que a alimentação desempenha um papel fundamental na prevenção e no desenvolvimento de doenças, incluindo o cancro. Mas há uma coisa que deve estar clara para nós: nenhuma dieta por si só pode curar o cancro, pode, sim, ajudar-nos a melhorar o nosso estado nutricional de modo que a evolução seja mais satisfatória.

Em primeiro lugar, é importante concentrarmo-nos na prevenção. Neste caso, uma dieta rica em frutas e vegetais irá aportar-nos vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias bioativas que nos ajudarão a reduzir o risco de sofrer de cancro ou qualquer outra doença. Além disso, é necessário limitar o consumo de alimentos ou produtos não saudáveis como o álcool, a carne vermelha processada como os enchidos, bolos, açúcar, bebidas açucaradas, produtos ricos em gorduras hidrogenadas como a margarina e outros produtos ultraprocessados, alimentos muito torrados ou queimados , pois podem conter substâncias malignas para o nosso organismo.

Por outro lado, as pessoas que estão em tratamento oncológico devem apoiar-se na sua alimentação para que não fiquem desnutridas e o tratamento da doença seja muito mais favorável. Para isto, a dieta oncológica deve ser muito densa em nutrientes, energia e proteínas. É importante que esta dieta se baseie em produtos naturais como as frutas, os vegetais, legumes, cereais integrais, tubérculos, carne, peixe, ovos e produtos lácteos gordos, bem como em consumir diariamente gorduras boas e anti-inflamatórias como peixes azuis, abacate, frutos secos crus ou tostados sem sal e azeite extra virgem.

Embora a alimentação que nos ajudar a prevenir o cancro e a alimentação adequada para o seu tratamento deva basear-se em alimentos saudáveis, a diferença é que uma dieta de prevenção deve ser mais leve para nos ajudar a manter um peso adequado e evitar a obesidade, contudo, os doentes oncológicos devem aumentar a sua ingestão de alimentos proteicos e a energia, porque as necessidades metabólicas serão aumentadas durante o decurso da doença e é importante manter um estado nutricional correto para enfrentar adequadamente o tratamento.

Tags

Artigos relacionados

5 Agosto, 2022 Nutrição

6 min

Conhece a fruta noni?

Propriedades e benefícios desta fruta A fruta noni não é tão fácil de encontrar nos supermercados e hipermercados do nosso...

Ler mais