23 Dezembro, 2022

Menu de Natal para uma época festiva saudável

Cuide-se por dentro, neste Natal!

O Natal não é sinónimo de deixar de cuidar de si e esquecer a rotina saudável até 7 de janeiro.

Pode desfrutar destas festas sem deixar para trás todo o esforço que realizou durante o ano.

Stressado com as refeições de Natal? Este ano, o Natal é em sua casa e ainda não sabe o que vai oferecer aos seus convidados? Não se preocupe, a nossa equipa de nutricionistas propõe-lhe um menu saudável que satisfará os seus convidados. Tome nota e desfrute da época festiva!

Couves de Bruxelas no forno com salada de uvas e nozes

Confeção:

Pré-aquecer o forno, lavar bem as couves de Bruxelas, cortar os rebentos e as folhas exteriores soltas e cortá-las ao meio. Colocar as couves num recipiente para ir ao forno juntamente com as nozes e as uvas. Regue o azeite virgem extra por cima dos ingredientes, polvilhe com pimenta e sal marinho. Misturar suavemente. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos, ou até que os rebentos das couves estejam dourados. Misturar suavemente duas vezes durante a cozedura.

Crocante de salmão com molho de cogumelos

Confeção:

Derreter a manteiga. Estender uma folha de massa fina, pincelar com manteiga e colocar outra folha por cima. Colocar o salmão fumado por cima. Colocar outra folha de massa fina por cima do salmão fumado, untar com manteiga, colocar outra folha e, por cima, o salmão cru. Se o salmão for demasiado gordo, cortá-lo mais fino ao meio e selá-lo com manteiga derretida. Levar ao forno até ficar dourado numa folha de papel vegetal, ou untar um pouco de manteiga no tabuleiro para não agarrar.

Bolo de chocolate e banana

Confeção:

Demolhar as passas em água. Fundir o chocolate no micro-ondas, mexendo, juntar a manteiga e misturar. Com a batedeira, bater o creme de chocolate com o açúcar, juntar os ovos, bater novamente e adicionar o puré de banana. Juntar a farinha misturada com o fermento, as nozes picadas e misturar. Deixar no frigorífico durante 15 minutos. Cortar o chocolate de leite e escorrer. Misturar o chocolate cortado e as passas com o creme preparado. Verter para uma forma untada e enfarinhada. Cozer no forno durante 45 minutos a 180º. Ao retirar, polvilhar com noz-moscada. Envolver em película aderente muito apertada e deixar arrefecer no frigorífico.

Desfrute deste Natal com quem mais ama, mas sem exageros. 

A vossa saúde agradecerá!