26 Setembro, 2022

Mitos e realidades dos alimentos “Detox”

Escrito por: GO fit

Tudo o que precisa de saber sobre alimentos ou dietas para “desintoxicar” o corpo.

O que são alimentos “detox”?

Alimentos “detox” ou dieta “detox” são intervenções alimentares que têm como objetivos desintoxicar o organismoeliminando toxinas e substâncias nocivas à saúde que se encontram presentes no organismo, e diminuição do peso. Esta é uma dieta restritiva à base de frutas, legumes, águas, chás, infusões de ervas, suplementos de ervas e produtos laxantes, com restrição de hidratos de carbono e muitas vezes também de proteínas.

A duração desta dieta varia: Há planos detox para 3 dias, 7 dias, 15 dias, 50 dias, 100 dias…

Dieta “detox” resulta numa perda de peso?

Verdade. No entanto, qualquer restrição calórica provoca uma perda de peso, mas é algo que não se mantêm a longo prazo, para além de que restrições exageradas de hidratos de carbono podem provocar sintomas como cansaço, dores de cabeça, mudanças de humor, perda de energia, fadiga e náuseas. Para além disso, com o retorno à rotina habitual, é normal que a pessoa aumente novamente de peso.

Dieta “detox” resulta numa perda de massa gorda?

Mito. Este tipo de dietas provocam maioritariamente uma perda de água corporal e de massa muscular, pelo facto de poder provocar diarreias, aumento do volume de urina, e por se reduzir drasticamente as quantidades de hidratos de carbono da alimentação (e muitas vezes também associado à redução da quantidade de proteína).

O consumo de alimentos “detox” é a única maneira de eliminar toxinas do organismo?

Mito. Se quer realmente eliminar estas toxinas do seu organismo, então terá de seguir um estilo de vida saúdavel: Evitando o tabaco, o álcool, as drogas, reduzindo o consumo de açúcar e gordura saturada, e praticando exercício físico. Deste modo, o organismo humano, através de orgãos como o fígado e os rins consegue de forma eficaz eliminar toxinas que se acumulam diariamente no nosso organismo.

Não posso beber batidos detox?

Depende. Se o facto de beber batidos de frutas e legumes for uma maneira de aumentar o consumo deste tipo de alimentos, então poderá ser benéfico para a saúde. No entanto, se o objetivo é substituir as refeições por batidos detox, já não será benéfico, uma vez que as necessidades diárias recomendadas de nutrientes não serão atingidas através do consumo diário exclusivo deste tipo de batidos, para além dos sintomas que poderá provocar, os quais já foram mencionados: cansaço, dores de cabeça, mudanças de humor, perda de energia, fadiga e náuseas e perda de massa muscular.

Para além disso, crianças, adolescentes, mulheres grávidas ou a amamentar, doentes renais,  doentes hepaticos, diabéticos, pessoas com um ìndice de massa corporal baixo e pessoas que tomam medicação crónica não devem fazer este tipo de dieta “detox”.