Escrito por Lucía Díaz Madurga
Uma das coisas mais importantes sobre fazer exercício é saber como ter uma alimentação adequada, dependendo da atividade que se realizar. No caso da natação, é fundamental saber o que comer antes e depois de nadar com o objetivo de poder fornecer ao corpo a energia e os nutrientes necessários na hora de praticar este exercício.
Quando se pratica natação, o corpo utiliza a maioria dos grupos musculares, razão pela qual se diz que a natação é um desporto completo e adequado à grande maioria da população, pois pode ser adaptado às necessidades de cada tipo de pessoa. É um exercício que ajuda a manter o coração e os pulmões saudáveis, bem como a manter as articulações flexíveis, e é recomendado para todos os grupos etários.
O que comer antes de nadar
A obtenção de energia através da alimentação é um dos segredos para um bom treino em qualquer desporto, é por isso que saber que alimentos comer antes de nadar é fundamental para obter o resultado desejado quando se estiver na água. A comida é o alimento do corpo para conseguir proporcionar-lhe energia, especialmente se tiver estabelecido objetivos que pretende atingir. Portanto, de um ponto de vista nutricional, antes de nadar, convém ingerir alimentos que contenham hidratos de carbono juntamente com proteínas e gorduras saudáveis. No caso dos hidratos de carbono, vale a pena mencionar que são a principal fonte de energia do nosso corpo e uma das mais interessantes na hora de realizar exercício, pois libertam energia em pequenas quantidades e muito lentamente, proporcionando mais resistência durante mais tempo.
No caso de treinar de manhã, o ideal é ingerir uma ou mais peças de fruta e uma tosta com peru e queijo, abacate ou manteiga de amendoim e banana. Também pode preparar papas de aveia com as suas frutas preferidas e frutos secos para lhe dar a energia de que necessita.
Porém, se treinar à tarde, à hora de almoço, pode ingerir um prato de massa, de arroz integral ou uma combinação de vegetais, arroz e frango, o que lhe dará a energia para completar uma sessão de treino. É claro que deve ter em mente que qualquer uma destas comidas deve ser ingerida, pelo menos, uma hora e meia antes de entrar na água para que o seu corpo faça a digestão e tenha absorvido todos os nutrientes necessários para lhe dar energia.
O que comer depois de nadar
A reposição de energia pós-treino é uma das partes fundamentais quando se pretende obter determinados objetivos. Os nutrientes e minerais que o corpo perdeu precisam de ser repostos através dos alimentos, especialmente na primeira meia hora após o fim do treino. Frutas da estação, iogurtes, cereais ou proteínas tais como as carnes magras, o queijo fresco, o atum, os ovos, o peixe ou as barras de proteínas são essenciais para repor os músculos. Todos estes alimentos são considerados alguns dos mais importantes para comer depois de nadar, pois são compostos por hidratos de carbono e proteínas, que são os macronutrientes que favorecem a recuperação dos músculos e a criação de novo tecido muscular. Além da alimentação, é, sem dúvida, necessário manter uma hidratação adequada antes e depois de nadar. É imprescindível beber entre um litro e meio e dois litros de água por dia, inclusive quando se nada, mesmo que sintamos que estamos devidamente hidratados.