5 receitas de sopas para se proteger contra o frio.
Toca a comer uma sopa deliciosa!
De certeza que reparou que, durante o inverno, as suas ideias para pratos saudáveis repetem-se ou esgotam-se. As sopas são um recurso gastronómico que lhe garante múltiplas combinações de alimentos, o que as torna um dos pratos mais completos que pode incluir no seu menu.
Quais são os benefícios das sopas?
- Hidratam: Uma grande percentagem das receitas de sopa é água, que, quando adicionada ao conteúdo de verduras (mais água), pode ser cerca de 85% do conteúdo total de água por si só.
- Nutritivas e leves: O seu teor calórico é baixo, pelo que são leves. Também são de fácil digestão pois os seus ingredientes são bem cozidos ou triturados.
- Podem ser deliciosas: é um prato que nos permite combinar diferentes especiarias, dando a cada receita um toque diferente para poder sair da monotonia.
- Ferramentas para incluir novos alimentos: De certeza que há alimentos que, triturados ou em caldo, parecem ter um sabor mais agradável do que noutra confeção. Dê uma segunda oportunidade àquele alimento que lhe está a custar um pouco mais.
- Rápidas e de fácil conservação: Ideal para preparar várias porções e conservar no frigorífico ou congelador e ter disponíveis nos dias em que tem menos tempo.
Agora que conhece todos os seus benefícios, está na hora de pôr mãos à obra. Tome nota! Estas são as receitas das sopas mais saudáveis:
Sopa de miso fácil
O miso é um alimento procedente do Japão, existem diferentes variedades do mesmo s uma massa fermentada que deriva da soja. A sua composição nutricional é alta em proteínas, além de ter compostos benéficos para a flora intestinal.
Ingredientes:
- 40 g de noodles
- 3 colheres pequenas de miso
- 1 colher de alga wakame
- 100 g de tofu mole
- 4-5 cogumelos shiitake, pode escolher outra variedade
- 1/2 cebolinho
- Azeite virgem extra
Modo de elaboração:
Num tacho, salteamos a cebola juntamente com os cogumelos com azeite e sal durante uns 10 minutos. Juntamos o tofu ao salteado. Depois, cobrimos tudo com água.
Por outro lado, cozemos os noodles, seguindo o tempo de cozedura indicado no pacote.
Colocamos as 3 colheres de miso numa tigela. Juntamos um pouco de água previamente fervida e mexemos a mistura ajudando a dissolução. Deixamos repousar.
Incluímos a mistura de água e miso ao salteado de legumes e tofu. O lume deve estar apagado, pois o miso não se deve aquecer. Por último, juntamos os noodles à sopa e desfrutamos.
Sopa de alho-porro e maçã
Sabia que o alho-porro é um alimento altamente diurético? Também é rico em vitamina B9 ou ácido fólico.
Esta sopa oferece um sabor nada convencional, devido ao toque doce da maçã. Pode cozinhá-la ainda na sua versão vegetariana sem frango, incluindo alguma semente vegetal como o sésamo.
Ingredientes:
- 1/2 cebola
- 1 alho-porro
- 1 tomate
- 300 g de carne de frango
- 2 maçãs médias
- Um pouco de cebolinho
- Azeite virgem extra, AVOE
- Sal
Modo de elaboração:
Colocamos o frango sem pele a cozer num tacho. Juntamos o alho-porro cortado, o tomate e a cebola. Deixamos ferver durante cerca de uma hora.
Noutro recipiente, escalfamos o aipo e quando começar a amolecer, juntamos a maçã cortada e descascada.
Por último, misturamos no primeiro tacho todos os ingredientes e, se for necessário, juntamos mais água. Pode servir com mais pedacinhos de maçã ou cebolinho picado.
Sopa-creme verde de kale
Caso ainda não saiba, o Kale é uma planta da mesma família que o brócolo ou a couve-flor. Esta sopa tem um grande teor de fibra, que favorecerá a sua saúde intestinal. Além disso, aporta valores importantes de cálcio, vitamina C, antioxidantes e vitamina K.
Ingredientes:
- 1 molho de couve-de-folhas, kale
- 2 cebolas doces
- 2 batatas médias
- 30 g de nozes
- 40 ml de azeite virgem extra
- Um pouco de endro fresco
- Pimenta preta, sal
Modo de elaboração:
Primeiro, cozinhamos a cebola com azeite e sal no fundo de um tacho. Quando estiver um pouco cozinhada, juntamos a batata descascada e cortada em pedaços pequenos. Misturamos durante uns 6 minutos.
Por outro lado, cortamos as folhas de kale, deitando fora o talo e juntamos à mistura. Pouco a pouco, mudará para um verde mais intenso. Neste momento, cobrimos com água e deixamos cozer durante 20 minutos.
Passado este tempo, tiramos do lume e deixamos repousar alguns minutos. Por último, podemos ou não triturar a sopa para obter um creme muito fino e servir com uma mão-cheia de nozes em cada prato.
Sopa-creme de tomate e manjericão.
Esta colorida sopa aporta a quantidade de carotenos, entre eles, o licopeno, um tipo de carotenoide com um potente efeito antioxidante.
Ingredientes:
- 1/2 cebola
- 1 pedaço de alho-porro
- 1 dente de alho
- 4 tomates tipo pera
- 1 punhado de manjericão fresco
- Sementes de sésamo
- Azeitonas pretas
- Sal, pimenta
- Azeite virgem extra
Modo de elaboração:
Fritamos a cebola, o alho-porro e o alho com AOVE e sal. Juntamos os tomates cortados e continuamos a cozinhar a mistura. Juntamos pimenta.
Depois, cobrimos com água e continuamos a cozinhar durante uns 10 minutos. Passado este tempo, tiramos do lume. Trituramos com a batedeira.
Por último, na hora de servir, juntamos uns pedacinhos de azeitonas pretas e manjericão.
Sopa verde de aipo, alho-porro e ervilhas.
Este é outro tipo de sopa com um grande teor em fibra. Neste caso, devido à ervilha, que pertence ao grupo dos legumes.
Ingredientes:
- 1/2 alho-porro
- 1 ramo de aipo
- 60 g de ervilhas, podem ser congeladas
- 30 ml de azeite virgem extra
- Pimenta Cayena
Modo de elaboração:
Cortamos o alho-porro e o aipo em pedaços e fritamos num tacho com azeite e sal. Passados 5 minutos, juntamos as ervilhas e continuamos a fritar.
Juntamos as especiarias a gosto: pimenta Cayena ou preta. Cobrimos os legumes com água e deixamos ferver durante uns 15 minutos.
Por último, podemos triturar tudo ou servir o caldo com os legumes em pedaços.
Desfrute de um dos melhores pratos para se proteger do frio. Viva mais e melhor com o GO fit!