É saudável recuperar depois do exercício com água fria? Muitas pessoas preferem água quente para um maior relaxamento dos músculos e, assim, vencer a fadiga. No entanto, os benefícios da água fria estão relacionados com a regulação da temperatura corporal, a ativação do sistema circulatório e a redução da inflamação. No artigo seguinte, vamos descobrir quais são os efeitos de um duche frio após o treino.
A água fria como método de recuperação
É sabido que o frio provoca uma constrição dos vasos sanguíneos, dos músculos e da pele. Isto significa que há uma estimulação do sistema circulatório, a drenagem das toxinas subcutâneas e um efeito repousante imediato. Este sistema não pode substituir outros métodos de recuperação como a nutrição e o descanso, embora existam benefícios de tomar banho com água fria depois do exercício:
- Diminuição do fluxo sanguíneo: para a vasodilatação, um duche frio tem o efeito contrário. A vasoconstrição desencadeia, assim, a descarga do ácido láctico acumulado nos tecidos musculares cansados. Além disso, a recuperação muscular ocorre ao reduzir a inflamação derivada do aumento de temperatura durante o exercício físico.
- Aumento de energia: em relação à contração comentada, a água fria faz com que o sangue circule mais rapidamente, levando oxigénio aos órgãos e a cada músculo.
- Libertação de endorfinas: a água fria ativa o sistema nervoso simpático e a libertação da noradrenalina, devido ao sistema de luta ou fuga que se ativa perante o perigo. Da mesma forma, produz-se uma entrada de endorfinas, que atuam para aliviar a dor e proporcionar bem-estar, além de facilitar a regulação do apetite, a libertação de hormonas sexuais e o fortalecimento do sistema imunitário. Tradições como a sauna e os banhos de água gelada ou a alternância nos spas de água fria e água tépida baseiam-se nestes fundamentos.
- Aumento do metabolismo: como descrito anteriormente, a água fria ativa a circulação e a oxigenação. Estes efeitos ocorrem porque, previamente, o organismo combate a perda de calor com uma ativação do metabolismo.
Conselhos para um banho pós-exercício
Para obter os benefícios de tomar banho com água fria depois do exercício, deve-se seguir alguns conselhos:
- Antes de tomar banho ou duche, certifique-se de que terminou o treino de alta intensidade corretamente. Deve haver uma diminuição do ritmo cardíaco através de um trabalho mais suave nos cinco ou dez minutos antes de terminar a sua sessão.
- Comece com água tépida.
- Quando se tiver habituado à temperatura, ponha a água mais fria.
- O duche ou banho deve seguir um sentido ascendente, desde os pés aos joelhos para melhorar o regresso do sangue ao coração.
- Permaneça dois minutos debaixo da água, respirando profundamente.
- Aumente o tempo e diminua a temperatura à medida que se for adaptando de dia para dia.
A água fria é adequada para todos?
Todos podem beneficiar dos benefícios de tomar banho com água fria. No entanto, se estiver a convalescer de uma doença ou precisar de ter cuidado com o seu sistema imunitário, não hesite em consultar o seu médico.
Para além do facto de muitas pessoas terem uma sensibilidade excessiva ao frio, existem certas doenças do sistema circulatório que são incompatíveis com banhos de água fria ou gelada:
- Síndrome de Raynaud, em que os vasos sanguíneos dos dedos dos pés e das mãos se fecham com o frio, produzindo comichão ou ardor.
- Crioglobulinemia, ou seja, a presença de proteínas anormais no sangue.
- Doenças cardiovasculares em idosos ou pessoas com doenças como diabetes, hipertensão e cardiopatia.