25 Novembro, 2019

Benefícios Nutricionais e propiedades do café

Escrito por: GO fit

Descubra os 9 benefícios do café

Regule os níveis de glicose, estimule o sistema nervoso ou alivie a sua dor de cabeça com uma chávena de café

A história do café remonta ao século X, na Etiópia.  Esta bebida é obtida a partir das sementes torradas de um arbusto, cujas variedades principais são Arábica e Robusta.

E algo deverá deter o café para ser a bebida mais enraizada e quotidiana do nosso dia-a-dia. Tome bem nota, porque aqui contamos-lhe os benefícios que obtém ao incluir uma chávena de café todas as manhãs:

  1. Devido à cafeína, a ingestão de café estimula o sistema nervoso, favorecendo um estado de “alerta” e o rendimento cognitivo.
  2. café sozinho, com cafeína ou descafeinado, regula os níveis de glicose depois de uma refeição, por isso, relaciona-se com um menor risco de sofrer de diabetes tipo 2.
  3. Os seus diferentes compostos fenólicos, antioxidantes, diminuem o stress oxidativo do organismo.
  4. Com a ingestão de café, potencia-se e melhora-se a ativação muscular.
  5. No nosso metabolismo, facilita a oxidação durante a atividade física e favorece um controlo do peso corporal.
  6. Tem efeitos protetores no desenvolvimento de doenças que afetam o fígado.
  7. É diurético, o componente maioritário de uma chávena de café é água. Além disso, também contém minerais como potássio, sódio, magnésio e vitaminas do grupo B.
  8. É útil como apoio ao tratamento de diferentes tipos de dor de cabeça e melhora o nosso estado de espírito.
  9. Tem-se relacionado com uma maior longevidade e com menor risco de desenvolver patologias como Alzheimer ou Parkinson.

E se você for daqueles que ainda não está convencido dos seus incríveis benefícios, aqui tem as nossas recomendações para melhorar a sua relação com esta bebida tão intensa.

  • Aconselhamo-lo a não o beber excessivamente quente, se for necessário, deixe-o repousar alguns minutos.
  • Tenha em conta a sua suscetibilidade particular à cafeína e escolha uma variedade descafeinada se for a melhor opção para si.
  • Se o sabor do café sozinho for demasiado intenso para si, adoce-o com um lácteo vegetal ou animal, canela, baunilha ou cacau puro. Assim, não se perderão os seus efeitos benéficos.

Temos a sorte de ter um alimento tão popularizado como benéfico para a nossa saúde, que poderíamos confirmar (sobretudo depois de ler o nosso artigo) que é um dos melhores alimentos para incluir todos os dias na nossa alimentação.

Por isso, amanhã de manhã, acorde sabendo que esse café estará a ajudá-lo a começar o dia com energia e com mais saúde.

Viva mais e melhor com o GO fit!