O inverno costuma ser uma época do ano em que o frio e a preguiça podem ajudar ao aumento do nosso nível de inatividade. Mas como bom leitor deste blog, não é daqueles que se contentam com uma mantinha e um filme para se sentir bem, mas sabe que o desporto tem múltiplas vantagens para a nossa saúde física e mental, mesmo com mau tempo.
Mas se precisar de um empurrão para largar o sedentarismo e encontrar motivação para enfrentar o frio, damos-lhe várias razões para continuar a praticar desporto durante o inverno e não ficar a congelar no sofá.
A adaptação do nosso corpo ao treinar com frio
De certeza que já se questionou o que acontece ao nosso corpo quando treinamos com frio. No inverno, com a descida das temperaturas, o nosso corpo adapta-se ao frio através de vários mecanismos que o ajudam a regular a nossa temperatura e o nosso metabolismo:
- Contração muscular: O frio faz com que nossos músculos se contraiam involuntariamente para gerar calor. Isto aumenta o tónus muscular e o consumo de energia.
- Vasoconstrição: os nossos vasos sanguíneos ficam mais estreitos para reduzir a perda de calor pela superfície da pele. Isto diminui o fluxo sanguíneo para as extremidades e aumenta a tensão arterial.
- Aumento do metabolismo: o frio estimula a atividade das hormonas tiroideas, que regulam o metabolismo basal. Isto significa que o nosso corpo queima mais calorias para manter a temperatura ideal.
Estas adaptações podem ter alguns benefícios, mas também podem representar um risco se não usarmos a roupa adequada ou se não fizermos o aquecimento prévio correto. Por isso, temos sempre de seguir alguns conselhos para fazer desporto ao ar livre e tirar o máximo partido deles.
Benefícios de treinar no inverno
O exercício físico é uma das melhores formas de cuidar da sua saúde e do seu estado de espírito, por isso, no inverno, quando as tardes podem parecer mais tristes, pode ser o seu aliado para se sentir melhor.
Manter-se ativo tem sempre aspetos positivos para a nossa saúde, mas fazê-lo no inverno pode ter algumas vantagens adicionais. Eis alguns dos benefícios de praticar desporto no inverno:
- Queimam-se mais calorias: sim, leu bem. Quando a temperatura corporal baixa devido à exposição ao frio, o nosso organismo esforça-se mais para recuperar a sua temperatura corporal. Como consegue isto? Queimando mais calorias e recorrendo antes à gordura para gerar energia.
- Ajuda a melhorar a nossa forma física: se formos ativos, ajudamos o nosso organismo a melhorar as nossas capacidades físicas, mas se o fizermos também com frio, as adaptações do nosso corpo podem ajudar-nos a melhorar o nosso desempenho muscular. Além disso, pense que, se deixarmos de treinar no inverno para fugir ao mau tempo, estaremos a perder tudo o que alcançámos durante o resto do ano.
- Melhora o sistema imunitário: embora possa parecer que treinar com frio aumenta a probabilidade de apanhar uma constipação, fique a saber que, se se agasalhar bem, acontece precisamente o contrário. A atividade física ajuda-nos a reforçar o nosso sistema imunitário, pois ativamos a circulação, estimulando a produção dos glóbulos brancos.
- Melhora o nosso estado de espírito: porque o desporto também nos ajuda com a nossa saúde mental. Nesses dias nublados e escuros, treinar ao ar livre ajudará a criar uma conexão com a natureza e a libertar endorfinas, as hormonas do bem-estar e do prazer que nos farão sentir bem. Além disso, estaremos expostos à luz solar, ajudando a produção da vitamina D que, além de influenciar o nosso sono, está relacionada com o nosso estado de espírito.
Como viu, continuar a praticar desporto no inverno tem muitos benefícios para a nossa saúde física. Basta escolher uma atividade de que gostamos, agasalharmo-nos corretamente e seguir alguns conselhos básicos para o fazer de forma segura. Assim, poderemos tirar o máximo partido desta estação e melhorar a nossa qualidade de vida durante todo o ano.
Neste inverno, mantenha-se ativo, neste inverno, mantenha-se saudável.