1 Maio, 2023

Como calcular o índice de massa corporal ou IMC

Escrito por: Isabel Macías Chow

O peso ideal é um conceito idealizado que, por vezes, não corresponde à realidade. Cada pessoa tem as suas condições e a sua morfologia, e uniformizar o que a escala indica é um erro demasiado comum na nossa sociedade.

Por isso, são utilizadas diferentes ferramentas para determinar se estamos dentro de um intervalo de peso saudável. O mais comum costuma ser o índice de massa corporal (IMC), que é fácil de calcular, mas também demasiado genérico. Mas cuidado, porque costuma-se confundir IMC com percentagem de massa gorda e é um erro muito comum a evitar.

Hoje, vamos dizer-lhe em que consiste cada um deles, como calculá-los e quais são os valores médios saudáveis.

O que é o Índice de Massa Corporal ou IMC?

O Índice de Massa Corporal ou IMC é, como o nome indica, um cálculo simples da massa corporal de uma pessoa com base em dois valores: o seu peso e a sua altura. Para o calcular, basta uma operação muito simples:

IMC= PESO (em kg) / estatura (em m2)

Com esta fórmula, obtém-se um quociente que mede a proporcionalidade entre o tamanho do corpo e o peso, dando, assim, uma ideia geral sobre se o peso é adequado para essa pessoa. Este resultado classifica-se da seguinte maneira:

  • Mais de 40: Obesidade de tipo III
  • 35,0 – 39,9: Obesidade de tipo II
  • 30,0 – 34,9: Obesidade de tipo I
  • 25,0 – 29,9: Excesso de peso
  • 18,5 – 24,9: Peso saudável
  • Menos de 18,5: Baixo peso

Como adiantámos, o IMC é uma ferramenta muito simples, mas devemos saber que não é uma forma direta de medir a gordura corporal e que pessoas com o mesmo valor não terão a mesma gordura corporal. É por isso que existem métodos melhores para saber a sua percentagem de gordura corporal.

Como saber qual é a minha percentagem de gordura corporal?

Muitas vezes, perguntamo-nos qual é o objetivo de conhecer o nosso índice de massa corporal e este dado é fundamental para podermos calcular com mais precisão a nossa taxa metabólica basal ou, por outras palavras, saber a quantidade recomendada de calorias de que necessitamos por dia.

Existem vários métodos para estimar a percentagem de gordura do nosso corpo e, como sempre, há métodos mais científicos, fiáveis e sofisticados ou mais caseiros. Podemos tentar calculá-la em casa com uma fita métrica e medir o perímetro da cintura, do pescoço e da anca (só para as mulheres) e procurar as infinitas calculadoras de percentagem de gordura que podemos encontrar na Internet.

Atualmente, é possível encontrar no mercado balanças de bioimpedância a preços bastante acessíveis, fáceis de reconhecer porque são as que têm umas placas de metal. Estas placas conduzem uma corrente elétrica fraca que atravessa o corpo e que viaja rapidamente pela água e pelos tecidos hidratados, enquanto a gordura e os ossos lhe oferecem maior resistência. A balança calcula, assim, a quantidade de massa magra, gordura e água. Ter a mesma máquina em casa e pesar-se sempre à mesma hora pode dar-lhe uma boa estimativa da percentagem de gordura. Uma recomendação: estas balanças não são nada fiáveis para mulheres grávidas.

O melhor é aproveitar uma prova de esforço para saber o seu estado de forma física onde completem o seu estudo com uma medição de dobras cutâneas, uma das formas mais eficazes de verificar a gordura corporal. Utiliza-se um plicómetro para medir as dobras de diferentes zonas do corpo e, mediante uma fórmula, teremos o resultado.

Mas o que tem de saber é que são apenas valores de referência, que podem variar até para a mesma pessoa em diferentes alturas da vida. O objetivo deve ser mantermo-nos saudáveis e não ficarmos obcecados com estes resultados, mas sim, sabermos o que podemos melhorar para ajudar a nossa saúde. Lembre-se que o desporto combinado com uma alimentação correta é uma equipa vencedora. No GO fit, ajudamo-lo com o nosso plano premium, com serviço de nutrição incluído, para que tenha uma boa aparência e, acima de tudo: se sinta melhor.