24 Março, 2023

Conselhos para estar em forma durante a menopausa

Escrito por: GO fit

Escrito por Isabel Macías Chow

A menopausa é uma etapa da vida de uma mulher que não é incompatível com o exercício físico; na verdade, o desporto tem uma série de benefícios que nos ajudarão a lidar com as mudanças que ocorrem.

Porque sim, temos de assumir que há uma série de alterações físicas que estão associadas à menopausa, tais como a diminuição da produção de hormonas femininas, em que temos de lutar contra a diminuição dos estrogénios, pois isto pode acelerar a temida perda de densidade dos nossos ossos ou a chamada osteoporose.

Se quiser saber como se manter em forma na menopausa: tome nota!

Quais são os efeitos da falta de exercício durante a menopausa?

A falta de exercício e o sedentarismo são prejudiciais para toda a população, mas a falta de atividade física pode agravar os sintomas da menopausa. Nesta fase, aumenta o risco de sofrer de problemas tais como osteoporose, problemas cardiovasculares, incontinência urinária, afrontamentos ou distúrbios de ansiedade. Mas não entre em pânico, hábitos de vida saudáveis irão ajudá-la a lidar melhor com a situação, pois há muitos benefícios do desporto durante a menopausa:

  • Evita o aumento de peso pouco saudável: as mulheres tendem a perder massa muscular e a ganhar massa gorda, especialmente abdominal, durante a menopausa. Não é novo confirmar que a atividade física ajudará a regular o aumento de peso.
  • Fortalece os ossos: pode retardar a perda óssea que ocorre com a menopausa, o que pode reduzir o risco de osteoporose e fraturas de ossos.
  • Mantém-nos mais fortes: o exercício é, talvez, a única estratégia para prevenir e tratar a perda progressiva de massa muscular e força que geralmente ocorre nas mulheres após a menopausa.
  • Melhora o nosso humor: A atividade física tem benefícios para a saúde mental (reduz os sintomas de ansiedade e depressão), bem como o sono. Também melhora o humor e ajuda a reduzir o stress, o que pode ter um impacto positivo nos sintomas emocionais que ocorrem com a menopausa.

Se quiser saber como ganhar massa muscular durante a menopausa ou os cuidados a ter na pré-menopausa, a melhor das nossas recomendações é manter-se ativa e deixamos-lhe algumas dicas.

Qual é o melhor exercício durante a menopausa?

Os melhores exercícios para a menopausa são os adaptados à atividade e aos sintomas de cada pessoa, mas vamos dar-lhe algumas recomendações que a podem orientar sobre como se manter ativa nesta fase.

A recomendação geral baseia-se numa atividade aeróbica moderada, alternando com algum exercício mais intenso e, sobretudo, o exercício de força, pelo menos, duas vezes por semana:

  • Atividade aeróbica: o exercício aeróbico ajuda-a a manter um peso saudável e a atividade cardiovascular recomendada. Pode caminhar rápido, nadar, fazer elíptica ou bicicleta. Se não corria antes, agora não é a altura certa para começar, mas se estiver habituada a este exercício, pode mantê-lo com exercícios que a ajudam a fortalecer o seu pavimento pélvico.
  • Treino de força: É um dos treinos mais importantes nesta fase, ajudá-la-á a manter a sua massa muscular e a fortalecer as suas articulações. Não tenha medo da sala, não é preciso levantar grandes pesos, com uma pequena rotina de exercícios de força para mulheres pode manter-se em forma.
  • Exercícios para fortalecer o pavimento pélvico: Sem dúvida, um dos exercícios mais recomendados, pois a menopausa pode enfraquecer os seus músculos pélvicos. Evita as incómodas perdas de urina com o trabalho de abdominais hipopressivos.
  • Estabilidade, equilíbrio e melhoria emocional: atividades como pilates, ioga ou mindfulness ajudarão a manter o equilíbrio e a trabalhar na flexibilidade enquanto alcança o equilíbrio emocional. Estas atividades libertam a nossa mente do stress e ajudam-nos a gerir a carga emocional deste processo.

Todos devemos incluir o exercício físico nos nossos hábitos diários, mas, na menopausa, é importante que se comprometa com a atividade física. Partilhe os seus treinos com uma amiga e desfrute desta nova etapa.  Cuide de si e sinta-se melhor.