Ser fisicamente ativo é um passo importante para gozar de uma boa saúde. Os desportos saudáveis para o coração são ferramentas eficazes para fortalecer o músculo cardíaco. Para a Medicina, não há dúvida de como o exercício afeta o coração. Com uma prática regular, podemos controlar o peso, prevenir danos nas artérias devido ao colesterol e controlar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Alinhe o seu batimento cardíaco com o exercício físico e experimente como o bem-estar se estende a todas as áreas da sua vida.
Coração e desporto
Qual é o melhor deporto para o coração? Felizmente, e para ter um maior número de opções à escolha, são muitos. Para uma melhor compreensão, dividiremos os desportos que ajudam o sistema cardíaco em exercício aeróbico, treino de resistência e flexibilidade. Os dois primeiros incluem os desportos mais saudáveis para o coração, embora também seja aconselhável complementá-los com outras atividades; referimo-nos àqueles que servem para potenciar a mobilidade articular, a extensão muscular e melhorar o equilíbrio, uma verdadeira base eficaz para os exercícios aeróbicos e de força.
Que desportos são cardiovasculares?
O exercício aeróbico moderado que faz o coração bombear sangue é o mais recomendado pelos médicos para todo o tipo de pessoas. É também uma boa forma de embarcar no exercício depois de uma vida sedentária. De um modo geral, 30 minutos por dia, pelo menos, cinco dias por semana, é considerado um padrão ótimo. Eis alguns exemplos de desportos saudáveis para o coração do grupo aeróbico: Caminhar a passo ligeiro, correr, nadar, andar de bicicleta, saltar à corda, jogar ténis e padel. As alternativas ao desporto para alguém com doenças cardíacas devem, obviamente, incluir supervisão médica. Segundo a Dra. Isabel Jiménez López, cardiologista da UCC, HU Montepríncipe e Hospital Fuenlabrada, as pessoas com doenças cardíacas ligeiras e moderadas podem “fazer exercício e desporto recreativo de baixa e média intensidade sem restrições”. Para realizar desportos de competição e de maior intensidade, é necessário fazer uma prova de esforço.
Adaptação do coração ao esforço
O treino de resistência ou força ajuda a reduzir a gordura. A sua acumulação é um fator de risco coronário, tal como nos recordam as organizações que participam no mês do coração, em setembro. Portanto, a combinação de exercício aeróbico e trabalho de força é a melhor opção para aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol mau (LDL). A frequência com que este tipo de rotina deve ser introduzido é de, pelo menos, dois dias por semana, deixando sempre um dia de descanso entre sessões. Alguns exemplos são exercícios com pesos, flexões, agachamentos ou aulas que introduzem cardio e exercícios de resistência como GAP, exercício funcional, Aqua Power, etc.
Outros exercícios para fortalecer o coração
Os exercícios de flexibilidade, como os alongamentos, não contribuem diretamente para a saúde do coração. Porém, são enormemente benéficos para a saúde musculoesquelética, o que permite manter as articulações e os grupos musculares em forma. A flexibilidade corporal é uma parte essencial para a manutenção das rotinas de exercício aeróbico e treino de resistência. Por outras palavras, uma boa saúde musculoesquelética ajudá-lo-á a praticar os desportos saudáveis para o coração. O Pilates, ioga, tai chi melhoram esta capacidade física, para além de serem motivadores, pois podem ser praticados em grupo. A frequência com que fazemos estas atividades é um sinal claro dos benefícios que trazem: podem ser feitos todos os dias e até incluídos num esquema simples no final de cada uma das nossas sessões de exercício.