2 Dezembro, 2023

Dieta Cetogénica ou Keto: Tudo o que precisa de saber

Escrito por: GO fit

A dieta cetogénica ou keto é um método alimentar que tem um grande número de seguidores devido aos seus inúmeros benefícios. O mais conhecido é possivelmente a rápida perda de peso que produz em pacientes com excesso de peso devido à sua capacidade de queimar gordura num curto período. No entanto, a dieta cetogénica ou keto tem muitos outros benefícios que deve conhecer. É claro que, como sempre recomendamos, a melhor maneira de realizar uma dieta como esta é ser supervisionado por um profissional de saúde para a seguir corretamente.

Em que consiste a dieta cetogénica ou keto

A dieta cetogénica ou keto é um plano nutricional com baixo teor de hidratos de carbono e elevado teor de gordura que visa induzir o corpo num estado metabólico de cetose. Este estado, ou o que se considera “entrar em cetose”, consiste em tentar, mediante uma alimentação controlada – através da restrição de hidratos de carbono e do aumento de gorduras – que o corpo utilize a sua própria gordura como fonte de energia principal em vez de utilizar a glicose dos hidratos de carbono.

Note-se que existem diferentes tipos de dietas cetogénicas ou keto, dependendo dos macronutrientes ingeridos e do grau de flexibilidade ou rigidez da dieta, mas, em termos gerais, os alimentos como carne, ovos, peixe, frutos secos, óleos, abacates, queijos e vegetais com baixo teor de hidratos de carbono são os alimentos em torno dos quais gira esta forma de alimentação. No entanto, os cereais, as leguminosas, os frutos com elevado teor de açúcar, os tubérculos ou os produtos lácteos açucarados devem ser evitados se o objetivo for entrar em cetose.

Benefícios da dieta cetogénica ou keto

Seguir a dieta cetogénica ou keto tem múltiplos benefícios para a saúde. Embora se tenha tornado moda como um método que induz o corpo a queimar a sua própria gordura armazenada a partir dos alimentos que ingere, a dieta keto é uma opção alimentar que também tem benefícios significativos para a saúde.

No estudo de Joaquín Pérez-Guisado (2008), “As dietas cetogénicas: benefícios adicionais à perda de peso e efeitos secundários infundados”, o médico sublinha que a dieta cetogénica ou keto é saudável do ponto de vista cardiovascular e para o metabolismo da glicose, permitindo baixar a pressão arterial e diminuir a resistência à insulina. Além disso, o estudo realça que: “Estas dietas podem ter efeitos anticancerígenos, não têm efeitos nocivos no fígado ou nos rins, não estão associadas a acidose metabólica, têm muitas propriedades benéficas para o sistema nervoso central, não causam osteoporose e podem aumentar o desempenho em desportos aeróbicos”. Além deste estudo, os defensores deste método anunciam que há muitos mais benefícios como a redução da glicose no sangue, efeito saciante, efeito anti-inflamatório e efeito antienvelhecimento.

Quais são as fases da dieta cetogénica?

Para tirar partido da dieta cetogénica ou keto de forma eficaz, segura e sem riscos para a saúde, é melhor entender como funciona.

  • A primeira fase dura cerca de quatro semanas e é a parte mais radical, pois é quando as calorias são reduzidas para um máximo de 900 por dia.
  • A segunda fase permite ao paciente começar a reintroduzir as proteínas e os hidratos de carbono seguindo uma dieta baixa em calorias. Esta parte é conhecida como a parte de transição e manutenção, e a sua duração depende de cada pessoa.
  • A terceira e última fase centra-se na consolidação. Neste ponto, o paciente pode aumentar a dieta para 1500 calorias por dia, mas controlando a ingestão total de hidratos de carbono e proteínas. Neste caso, cabe aos médicos ou nutricionistas decidir, caso a caso, qual a percentagem de alimentos e em que medida devem ser restringidos.

_

Pérez-Guisado, J. 2008. “Las dietas cetogénicas: beneficios adicionales a la pérdida de peso y efectos secundarios infundados” (Dietas cetogénicas: benefícios adicionais à perda de peso e efeitos secundários infundados). ALAN Archivos Latinoamericanos de

Nutrición (s/f). Alanrevista.org. Recuperado de https://www.alanrevista.org/ediciones/2008/4/art-1/