1 Novembro, 2023

Diferenças entre um coração treinado e um sedentário

Escrito por: Isabel Macías Chow

O coração é um órgão vital e, por isso, como o nome e a canção dizem: precisa de ação!

Recordemos que é um músculo e, tal como o resto dos que compõem o nosso corpo, precisamos de o treinar. Porque um coração forte e saudável consegue-se através de uma vida ativa e em movimento e, se ainda não estiver convencido, hoje, deixamos-lhe este post para que veja o quão importante é ter um coração saudável e treinado.

O que é um coração treinado?

Como qualquer outro músculo do nosso corpo, o nosso coração é fortalecido com o exercício. Com o treino regular, consegue-se um coração maior e mais forte do que o de uma pessoa sedentária, porque um coração treinado é aquele que, graças ao exercício regular, será mais eficiente e, portanto, necessitará de uma frequência cardíaca mais baixa para bombear o sangue necessário ao resto do corpo. Para ter uma ideia, a frequência cardíaca de uma pessoa sedentária é de cerca de 75-80 batimentos por minuto, enquanto uma pessoa que faz treino regular reduz esta média para cerca de 60 batimentos por minuto (ou até menos, dependendo do nível de treino e das características pessoais).

Para além disso, devemos ter em conta que o exercício físico também ajudará a aumentar o número de vasos e capilares, melhorando, assim, a nossa circulação sanguínea. O exercício físico expande os nossos vasos e aumenta essa rede capilar, pelo que nos ajudará a deduzir o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares, melhorando a nossa qualidade e esperança de vida.

Quanto à escolha do exercício melhor, entre cardio ou força, ambos os tipos de treino são benéficos para o coração. O treino cardiovascular ou aeróbico, como correr ou nadar, ajuda a melhorar a saúde do coração, pois aumenta a nossa capacidade pulmonar e também melhora a circulação sanguínea. Mas, embora não acredite, o treino de força também é benéfico para o coração, pois aumentamos a nossa massa muscular e, com ela, a necessidade capilar dos nossos músculos.

Como é que o sedentarismo afeta o coração?

O sedentarismo, ou a falta de atividade física, tem vários efeitos físicos negativos na nossa saúde, afetando gravemente o nosso coração. É um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, aumentando as probabilidades de morte prematura, uma vez que o coração terá de trabalhar mais para bombear o sangue, originando uma diminuição da função cardíaca.

Vimos que o exercício afeta positivamente o coração, mas a falta dele torna-o mais propenso a padecer de patologias cardíacas, hipertensão arterial e inclusive diabetes. O coração sedentário incha e engrossa, reduzindo o fluxo sanguíneo, além de, como já referimos, reduzir a sua capacidade de bombear sangue, transportando menos oxigénio para o nosso corpo.

Por isso, não arrisque, deixe de lado a vida sedentária e cuide do seu coração:

  • Pratique exercício regularmente: mantenha o seu coração saudável, ele vai agradecer-lhe e dar-lhe-á muita vida com apenas 30 minutos de exercício diário.
  • Siga uma alimentação equilibrada: os hábitos alimentares saudáveis ajudá-lo-ão a controlar possíveis problemas relacionados com a saúde cardíaca, tais como o colesterol, a tensão arterial alta ou o excesso de peso.
  • Controle o stress: o exercício ajudá-lo-á a reduzir o nível de stress no seu dia-a-dia e, ao conseguir isto, também diminuirá o risco de afetar o seu coração.

Não é assim tão difícil voltar a fazer exercício depois de uma vida sedentária e rapidamente sentirá os benefícios de estar novamente ativo. O exercício físico regular é uma das melhores formas de proteger o coração e reduzir o risco de padecer de doenças cardiovasculares.