Aprender a fazer uma bebida isotónica caseira é muito simples e útil para todos os amantes do desporto. Dentro do mundo das bebidas desportivas, as bebidas isotónicas são uma fonte de hidratos de carbono que servem para ajudar o desportista a repor os fluidos e eletrólitos perdidos através do suor, bem como para ajudar a obter energia.
É fundamental hidratar-se e existem diferentes formas de o fazer. Além de beber água, as bebidas isotónicas naturais são uma forma perfeita de recuperar antes, durante e depois de fazer exercício, pois aportam os sais minerais e os nutrientes de que o seu corpo necessita durante cada fase do exercício. Estas bebidas isotónicas são especialmente recomendadas para desportistas e pessoas que fazem treinos desportivos prolongados e de alta intensidade, por isso, é essencial que as beba da melhor maneira possível e que melhor maneira do que aprender a fazer uma bebida isotónica caseira para saber sempre o que está a dar ao seu corpo.
Benefícios das bebidas isotónicas
Compostas por uma mistura de água, sais minerais ou eletrólitos e hidratos de carbono, estas bebidas são consideradas isotónicas quando a sua osmolaridade (ou concentração de solutos por litro de solução) se situa entre os 270 e os 330 mOsm por litro. São bebidas que favorecem a absorção de água pelo que devem ter a mesma concentração de compostos na solução que no nosso sangue. Assim, o nosso intestino reconhece a bebida e absorve-a rapidamente, de modo a que esta passe para o sangue instantaneamente e possamos recuperar mais facilmente.
A vantagem de aprender a fazer uma bebida isotónica caseira é que pode fazer a sua própria bebida ao seu gosto, evitando os elevados níveis de açúcares, adoçantes e aditivos encontrados nas bebidas isotónicas comerciais. No entanto, a quantidade de ingestão varia consoante as características de cada desportista, do exercício realizado e do tempo de realização. No entanto, é habitual consumir entre um litro e meio litro desta bebida, em pequenos goles e de forma contínua.
3 Receitas de bebidas isotónicas caseiras
Aprender a fazer bebidas isotónicas naturais caseiras é muito simples pois a base é sempre a mesma e, a partir daqui, pode adicionar os sabores de que mais gosta para facilitar a sua ingestão. Estas receitas têm a vantagem de poderem ser preparadas com vários dias de antecedência no frigorífico, para que possa ajustar as quantidades e tê-las prontas para os seus treinos. Para fazer a base da bebida isotónica caseira, é necessário:
- 1 litro de água mineral (embora também seja possível utilizar água da torneira)
- 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sobremesa de sal marinho iodado
- 2 colheres de sopa de açúcar (pode substitui-las por mel)
- O sumo de 2 limões
Bebidas isotónicas caseiras de ananás e lima
Se gostar de ananás e lima, pode adicionar os seguintes ingredientes à base de bebida isotónica que deixámos preparada:
- 2 taças de água
- 1 taça de sumo de ananás
- 1 colher de sopa de sumo de lima fresco
- 1/8 + 1/16 de colher de chá de sal
Bebidas isotónicas caseiras de manga e lima
Se gostar de manga e lima, pode adicionar os seguintes ingredientes à base de bebida isotónica que deixámos preparada, triture, misture tudo bem e coe:
- 1/3 taça de manga desidratada e partida
- 2/3 taça de água a ferver
- 2 colheres de chá de mel
- 1 colher de chá de raspas de lima
- 1/8 colher de chá de sal
Bebidas isotónicas naturais de citrinos
Adicione esta mistura à base de bebida isotónica que deixámos preparada. Tenha em conta que os citrinos podem ser substituídos pelos que mais gostar.
- 1 litro de água mineral
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 toranja e 1 limão (mas pode trocá-los por limas, tangerinas, laranjas…)