25 Novembro, 2023

Receitas de bombons de Natal com baixo teor de açúcar

Escrito por: Lucía Díaz Madurga

Se há coisa que não pode faltar num almoço ou jantar de Natal são os bombons. Este doce é perfeito para dar um toque doce como sobremesa, pré-sobremesa ou mesmo como acompanhamento do café, pois contrasta com a amargura desta bebida para criar uma combinação maravilhosa. Aqui estão três receitas de bombons para o Natal com baixo teor de açúcar para rematar uma refeição da mais alta qualidade.

Receitas de bombons de Natal com baixo teor de açúcar

Bombons de chocolate e amêndoa

Existe uma grande variedade de bombons para o Natal. Se procura um sabor clássico que agrade a quase toda a gente, pode preparar bombons de chocolate e amêndoa sem açúcar ou com baixo teor de açúcar (dependendo do chocolate que escolher). Pode adicionar a quantidade de açúcar que quiser, dependendo da percentagem da tablete de chocolate (99%, 90%, 85% ou 80% de cacau), ou pode também escolher um com estévia e evitar a amargura profunda do chocolate puro. Aqui, tem uma receita de bombons de Natal perfeitos para saborear como sobremesa com um café.

Tempo de elaboração

15 minutos

Rações

10 bombons de chocolate e amêndoa

Ingredientes

  •     100 gramas de chocolate sem açúcar em tablete para derreter
  •     50 mililitros de natas para bater
  •     Um punhado de amêndoas cruas inteiras sem pele
  •     Um punhado de amêndoas partidas

Método de preparação

Num tacho, junte as natas para bater e o chocolate partido. Leve a lume médio e mexa constantemente até ficar um creme homogéneo e evitando não queimar. Numa forma para bombons, junte uma amêndoa no fundo de cada forma, verta o chocolate uniformemente até acima e adicione as amêndoas cortadas como base. Deixe arrefecer no frigorífico durante duas horas, desenforme e sirva.

Rochas de chocolate crocantes com mirtilos e amêndoa

Entre os bombons de Natal, há uma variedade de sobremesa que é muito popular à mesa devido à sua textura: as rochas de chocolate. O seu interior crocante pode ser substituído pelos seus cereais preferidos (trigo, arroz tufado, cevada, quinoa, milho, sorgo…) e o tipo de chocolate e a sua doçura também podem ser escolhidos de acordo com o seu gosto.

Tempo de elaboração

20 minutos

Rações

10 rochas de chocolate com mirtilos e amêndoa

Ingredientes

  • 1 tablete de chocolate para sobremesas sem adição de açúcar
  • 1 taça de flocos de milho sem açúcar
  • 1 taça de cereais de espelta ou flocos de aveia
  • 1 punhado de mirtilos desidratados
  • 1 punhado de amêndoas naturais sem pele cortadas em cubinhos

Método de preparação

Num tacho, derreta a tablete de chocolate, mexendo sempre para não queimar. Entretanto, misture os flocos de milho com os cereais de espelta ou os flocos de aveia, os mirtilos e a amêndoa picada numa tigela. Adicione aos poucos a mistura de cereais, amêndoa e mirtilos ao chocolate e misture bem. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, faça pequenos montes com a mistura de chocolate e cereais, do tamanho que desejar. Coloque no frigorífico durante uma hora e deixe arrefecer.

Bombons de chocolate recheados de noz e passas

Os amantes dos bombons recheados encontrarão nestes bombons de chocolate recheados de noz e passas um miminho perfeito para terminar qualquer almoço ou jantar de Natal. O recheio destes bombons é de nozes e passas, mas pode-se trocar pelos frutos secos da sua escolha.

Tempo de elaboração

20-25 minutos

Rações

10 bombons de chocolate recheados de noz e passas

Ingredientes

  • 110 gramas de chocolate para derreter (com a percentagem de cacau à sua escolha ou com estévia como adoçante)
  • 95 gramas de manteiga
  • 5 nozes
  • 15 passas

Método de preparação

Num tacho, junte a manteiga com o chocolate e deixe derreter aos poucos. Continue a mexer constantemente para o chocolate não agarrar ao fundo nem queimar. Quando tudo estiver misturado, retire do lume e, nas formas, junte uma colher de chá pequena com um pouco de chocolate em cada forma. Por cima, coloque um pedacinho de noz e uma passa, e recheie novamente com a mistura de chocolate. Guarde no frigorífico durante algumas horas até solidificarem, desenforme e… Toca a comer!