Treino de força para corredores
Fazer treino de força vai ajudar a melhorar a sua corrida, não acha? Bem, cada vez mais corredores incluem exercícios de força no seu treino semanal, pois este tipo de exercício, para além de melhorar o seu desempenho para o seu próximo objectivo, irá ajudá-lo a prevenir lesões.
Para que não tenha dúvidas, vamos dar-lhe as chaves para compreender a importância de incluir estes exercícios para além de uma pequena rotina de força concebida para corredores. Aqueça-se, vamos começar.
Porque é que a força é tão importante para os corredores?
A primeira coisa que precisamos de compreender é que para sermos um melhor corredor, temos não só de acrescentar quilómetros, mas também de realizar um treino inteligente e de qualidade para nos ajudar a atingir os nossos objectivos para a próxima corrida que estabelecemos no calendário.
A inclusão de uma rotina de força correcta tem benefícios como, por exemplo
- Desenvolver uma melhor musculatura que nos ajudará na correcção da nossa técnica de corrida e postura corporal.
- Ajudar-nos-á a criar um sistema músculo-esquelético que tolerará melhor o treino e a quilometragem, reduzindo a possibilidade de lesões.
- O ganho de força irá tornar-nos mais rápidos e resistentes, bem como mais eficientes, ajudando-nos a melhorar os nossos tempos.
- Aumentará o nosso metabolismo basal, pois ao aumentarmos a nossa massa muscular aumentaremos o nosso consumo de calorias e também reduziremos a nossa percentagem de gordura corporal. Portanto, esqueça que, se fizer treino de força, ganhará peso: muito pelo contrário!
Como pode ver, há muitas razões positivas para incluir o treino de força se for um corredor.