Já treina há algum tempo, é bom em desportos aeróbicos e quer estabelecer um novo objetivo. Se o Ironman não lhe soa a super-herói, mas se quer sentir-se como um, está na altura de se preparar para o derradeiro desafio.
Hoje, contamos-lhe que tipos de distâncias há num triatlo e como treiná-los para desfrutar de todo o processo.
Qual é a diferença entre um triatlo e um Ironman?
Embora sejam muitas vezes confundidos, os termos Ironman e triatlo não são a mesma coisa. Como já deve saber, o triatlo é uma modalidade desportiva composta por natação, ciclismo e corrida a pé, enquanto o Ironman é a modalidade mais exigente dentro deste desporto. Assim, todos os Ironman são triatlos, mas nem todos os triatlos são Ironman.
A modalidade específica do Ironman, que deve o seu nome a uma marca registada, é considerada um dos eventos desportivos mais exigentes. Para superar um Ironman, tem de completar: 3800 metros a nadar, 180 quilómetros de bicicleta e, por fim, correr uma maratona (42 195 metros). Não se assuste porque, embora também tenha categoria de triatlo de longa distância, existe uma versão mais curta e mais acessível do Ironman. O Meio Ironman (Ironman 70.3) parece mais simples, mas, na verdade, não é fácil: 1900 metros de natação, 90 quilómetros de bicicleta e uma meia maratona a correr (21,1 quilómetros).
Em ambos os casos, a conclusão é a mesma, não o recomendamos para iniciantes no running ou noutras modalidades.
Tipos de triatlo e como treiná-los
Como vimos, o Ironman e as suas modalidades compreendem as distâncias mais exigentes do triatlo, mas este desporto tem outras distâncias como: o triatlo sprint e o triatlo olímpico.
Triatlo sprint
É o triatlo mais curto e o recomendado para principiantes. Para o superar, tem de nadar 850 metros, pedalar 20 quilómetros e terminar com uma corrida a pé de 5 quilómetros. Embora seja o mais acessível, terá também de dedicar o tempo suficiente para ter a base suficiente e o fundo de corrida para o superar com garantias. Se é principiante, terá de planear, pelo menos, três a quatro meses de preparação.
Para esta primeira competição de triatlo, será importante que dedique tempo a melhorar a sua técnica de natação. Terá de programar sessões regulares na água e tentar fazer algum treino em águas abertas sempre que possível. Não se esqueça de combinar esses dias com trabalho de força.
Quanto ao ciclismo e à corrida a pé, a progressão em volume dos seus treinos e uma programação que permita melhorar a velocidade só serão possíveis se dedicar, pelo menos, três sessões por semana a estas duas especialidades. Lembre-se de combinar algum treino de ciclismo e corrida para trabalhar as transições.
Triatlo olímpico
Como o nome indica, é a distância que se compete nos Jogos Olímpicos. Neste caso, tem de nadar 1500 metros, pedalar 40 quilómetros e correr 10 quilómetros. Costuma ser o objetivo seguinte após superar um triatlo sprint, que recomendamos que faça antes. Neste caso, terá de reservar meio ano de planeamento na sua agenda, pois recomenda-se que dedique, pelo menos, seis meses de treino específico, a menos que já tenha experiência.
Deve ter em conta que, para preparar bem as três especialidades, poderá passar entre três a quatro horas ao ar livre a nadar, pedalar e correr. Lembre-se de combinar o trabalho de força no ginásio e de propriocepção, bem como variar os seus treinos de corrida a pé, correndo em declives ou com treino de séries para melhorar a sua velocidade.
Agora que já sabe um pouco mais sobre as distâncias da modalidade de triatlo, é importante preparar-se corretamente e dedicar tempo para desfrutar do dia da competição, pois trata-se de um desafio exigente. Mas lembre-se que, com perseverança e disciplina, conseguirá.