11 Abril, 2023

10 exercícios que ajudam a melhorar a postura corporal

Escrito por: Lucía Díaz Madurga

Escrito por Lucía Díaz Madurga

Todos nós, de uma forma ou de outra, sabemos a importância de uma boa postura corporal. Pequenas mudanças podem modificar a nossa aparência física e atitude postural, mas também podemos prevenir lesões, dores e sobrecargas, sendo todos eles efeitos de uma má postura corporal.

Eis algumas dicas para que saiba como melhorar a postura corporal com dez exercícios simples para corrigir a postura.

Como deve ser uma postura correta

Existe uma postura adequada para cada pessoa, pois não temos a mesma morfologia e cada um tem as suas próprias características pessoais. Devemos diferenciar a postura dinâmica, enquanto caminhamos, nos movemos ou nos agachamos para apanhar alguma coisa, ou a postura estática, que é a posição em que permanecemos sentados, de pé ou inclusive a dormir.

Uma boa postura corporal tem benefícios tais como um alinhamento correto de articulações, minimizando as sobrecargas sobre estas, a prevenção de tensões musculares, reduzindo incómodos e dores e até nos faz parecer mais altos. Manter uma postura correta deve ser confortável e natural, mas, nos primeiros dias em que tentarmos corrigir a nossa postura, provavelmente vamos sentir-nos estranhos e teremos de estar muito conscientes do trabalho que estamos a realizar.

Segredos para melhorar a postura quando estamos de pé:

  • Mantenha a cabeça direita, sem a atirar para a frente, com o queixo ligeiramente em direção ao pescoço, o que faz com que estique a sua postura. Tente alinhar as suas orelhas com os ombros.
  • Tente manter os ombros para trás, aproximando as omoplatas. Hoje em dia, os dias de trabalho longos ao teclado e com o telemóvel estão a deixar os nossos ombros demasiado para a frente.
  • Mantenha as costas direitas e os joelhos esticados.
  • Ative o seu core e não sinta a barriga para a frente.
  • Mantenha os pés à largura dos ombros e se vai estar de pé durante muito tempo, vá alternando o peso de um pé para o outro.

Exercícios para melhorar a postura corporal

Fazer exercícios para melhorar a postura corporal é muito importante, não só para a nossa aparência física e autoconfiança, mas também porque nos ajuda a prevenir lesões muito recorrentes como, por exemplo, por más posturas no escritório a trabalhar em frente ao computador.

De certeza que, se passar horas sentado ou, pelo contrário, se passa muitas horas de pé, também sofre de desconforto no pescoço e nas costas, contraturas ou aquela irritante dor lombar. Podemos corrigir posturas incorretas com exercícios simples para corrigir a postura dos ombros e das costas e, assim, evitar que apareçam problemas de saúde ou lesões resultantes de uma má postura.

Tome nota e ponha-os em prática:

  1. Mova os seus ombros: para cima e fazendo círculos para trás e para a frente. Repita-o várias vezes.
  2. Faça círculos com as ancas: sempre muito lentamente, rode as ancas em ambos os sentidos.
  3. Movimentos com a cabeça: rode a cabeça da direita para a esquerda, como se estivesse a dizer que não. Depois, olhe para cima e para baixo e, por último, esticando bem os braços, leve a orelha até ao ombro e mantenha esta posição durante alguns segundos para esticar o pescoço.
  4. Abertura de peito: coloque-se de pé encostado a uma parede com as costas completamente coladas. Estique os braços por cima da cabeça e deslize pela parede para baixo até os cotovelos chegarem aos costados. Suba e desça várias vezes.
  5. Nadador: deitado de barriga para baixo num tapete, estique bem as pernas e os braços para à frente. Levante, ao mesmo tempo, um braço com a perna oposta e alterne o movimento. Não se levante demasiado, sentirá as lombares a trabalhar.
  6. Ponte de glúteo: Deitado de costas com as pernas fletidas e os braços ao longo do corpo, levante cuidadosamente a pélvis pressionando os pés no chão e ativando os glúteos. Regresse ao chão apoiando as costas vértebra por vértebra
  7. Prancha: não só para a roupa, realize este exercício popular de core, pois desempenha um papel fundamental na prevenção de dores causadas por más posturas, pois ativa grandes grupos musculares e é realizado com um alinhamento correto das costas.
  8. Abertura de peito: apoie-se na aresta de uma parede com o braço esticado e rode o corpo em direção ao outro ombro.
  9. Padrão cruzado: numa posição de quadrupedia, levante uma perna e o braço oposto, mantendo as costas direitas. Mantenha a posição durante alguns segundos e mude de lado.
  10. Mobilidade de costas: na mesma posição de quadrupedia, tente curvar as costas ao máximo, colocando o queixo em direção ao peito e colocando a pélvis para, depois, levar a cabeça para trás e levantar as ancas para cima, arqueando as costas.

Inclua esta pequena rotina e verá que rapidamente começará a ver resultados.