Conhecemos os enormes benefícios da atividade física. Isto não é exceção para as crianças, pois o desporto não deve ser visto apenas como uma forma de escape e diversão. Não dar atenção a esta parte importante do desenvolvimento pode interferir significativamente na prevenção de doenças e nos cuidados de saúde na infância e na idade adulta.
Porque é que o desporto é importante para as crianças?
Não se trata apenas dos benefícios físicos do desporto para as crianças. Qualquer tipo de atividade realizada regularmente ajudará muito a melhorar a sua função cerebral e o seu bem-estar emocional.
Antes de abordar os benefícios do desporto para a saúde mental das crianças, falemos da “literacia física”. Esta capacidade é entendida como a confiança, a competência, a motivação e o conhecimento para executar movimentos que são aprendidos e mantidos durante toda a vida. A sua importância pode ser comparada ao mesmo nível que a aquisição de conhecimentos intelectuais, que são necessários para nos desenvolvermos no mundo. Em suma, trata-se da forma como o nosso organismo aprende a mover-se, ganha interesse em fazê-lo e potencia as competências sociais para estar ativo com outras pessoas em ambientes quotidianos como a escola ou os campos de férias para crianças.
As investigações científicas revelam que o exercício físico nos primeiros anos é um forte indicador de uma vida ativa nos adolescentes e adultos. Os rapazes e as raparigas que não tenham participado nestas práticas sentir-se-ão menos competentes e motivados neste sentido. Para além de reforçar hábitos saudáveis, os benefícios da atividade física nas crianças estão relacionados com uma melhor saúde geral.
É claro que os rapazes e as raparigas não querem fazer exercício da forma consciente como nós, os mais velhos, fazemos. Para eles, não existem objetivos e a repetição de movimentos estruturados pode parecer-lhes aborrecida. Por conseguinte, os desportos benéficos para as crianças são aqueles que são divertidos.Embora qualquer momento de atividade seja benéfico, o movimento de intensidade de moderada a vigorosa tem efeitos mais positivos, uma vez que aumenta a resistência, a força e a capacidade aeróbica.
Quais são os benefícios da atividade física para as crianças
As atividades desportivas para crianças são uma excelente fonte de saúde física e mental. Vejamos agora em pormenor como são fundamentais para um crescimento ótimo:
Para a saúde física
- Mantém um peso corporal saudável.
- Desenvolve a resistência muscular, óssea e articular.
- Potencia a saúde do coração e dos pulmões, pois melhora a tensão arterial e a capacidade aeróbica.
- Reduz o risco de doenças como as cardiovasculares, a diabetes de tipo 2, a obesidade e o cancro.
- Alivia os sintomas do síndrome pré-menstrual nas raparigas por gerar endorfinas ou hormonas analgésicas naturais.
Para a saúde mental e emocional
- Reduz o risco de depressão e melhora os seus sintomas. As chamadas hormonas da felicidade ou endorfinas são libertadas durante a atividade física, melhorando o estado de espírito, os níveis de energia e até o sono.
- Modera a ansiedade. Nos desportos para crianças, é necessário concentrar-se na ação, o que facilita a quebra da dinâmica de pensamentos de ansiedade.
- Melhora os sintomas de PHDA. Estudos realizados com crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção demonstraram que as crianças com PHDA são capazes de evitar distrações e de se concentrar em mais do que uma tarefa após o exercício.
- Promove as relações sociais, o respeito e a convivência, o que é especialmente relevante nos desportos de equipa.
- Favorece um bom autoconceito. Uma imagem corporal saudável é forjada através do próprio comportamento e da constatação do que o corpo consegue fazer.
Para a função cerebral
- Fomenta as capacidades motoras, como a coordenação.
- Apoia as funções mentais essenciais, como a atenção, a memória, a aprendizagem e a resolução de problemas.
- Facilita o descanso, o que ajuda no desempenho académico.