Escrito por Isabel Macías Chow
Andar de bicicleta tem muitos benefícios para a nossa saúde, tanto a nível cardiovascular, como circulatório e respiratório. Também elimina o impacto que, em alguns casos, pode ser contraproducente.
Andar de bicicleta é um momento de prazer ao ar livre, mas também se pode tirar o máximo partido desta atividade numa bicicleta estática da nossa sala.
Prepare o seu “culotte”, porque não vai querer descer do selim depois de ler este post.
Benefícios da utilização de uma bicicleta estática
A utilização regular da bicicleta estática traz uma série de benefícios para a sua saúde de forma muito confortável, incluindo ver um programa ou ouvir o seu podcast preferido:
- Ajuda o seu sistema cardiovascular: a bicicleta é um grande exercício aeróbico que também evita o impacto.
- Melhora a sua forma física, queima gordura e mantém o peso: dependendo da intensidade do seu treino, pode queimar até 400 calorias numa sessão de 45 minutos.
- Tonifica os músculos: todo o trem inferior é fortalecido pois, com a bicicleta, exercita-se os isquiotibiais, quadríceps e gémeos, bem como a mobilidade das articulações do joelho e tornozelo.
- Sem os riscos de cair de uma bicicleta ao ar livre: porque dizem que andar de bicicleta não se esquece, mas por vezes, a habilidade diminui e é melhor evitar a consequência de uma queda que pode causar lesões. Além disso, na bicicleta estática, podemos aumentar a intensidade sem aumentar esse risco.
Mas: O que é que acontece se eu andar de bicicleta todos os dias? Se não houver nenhuma patologia que o contraindique, o que acontecerá é que ficará mais saudável porque poderá andar de bicicleta estática todos os dias em sessões de, pelo menos, trinta minutos.
A bicicleta estática para ficar em forma
A bicicleta em indoor pode ser a sua grande aliada para se manter em forma e saudável da forma mais divertida. As nossas bicicletas estáticas, hoje em dia, oferecem opções que combinam os treinos mais eficazes com o melhor entretenimento: treinos virtuais ou a possibilidade de desfrutar de música motivadora enquanto pedala.
A bicicleta estática é ideal até mesmo para principiantes, pois é um trabalho cardiovascular contínuo sem pausa e com uma intensidade moderada adequada para todos os utilizadores. Mas também pode tirar o máximo partido da sua sessão na bicicleta enquanto treina a uma intensidade mais elevada ao ritmo da música com as nossas aulas de Bike.
Mas há alguns aspetos básicos a ter em conta para tirar o máximo partido de cada pedalada:
- Postura correta: deve posicionar o selim a uma altura correta, com as pernas esticadas quando o pedal estiver na posição mais baixa. As costas devem estar direitas enquanto segura no guiador e com o pescoço relaxado, olhando alternadamente em frente e para o chão.
- Nível de intensidade da resistência: temos de conhecer o nível máximo de intensidade em que não conseguimos pedalar com fluidez e não excedê-lo. Mas também não é recomendável trabalhar a níveis muito baixos porque, para alcançar resultados, precisamos de uma certa resistência e de exercer força no pedal.
- Mudanças de intensidade durante a sessão: é possível diminuir e aumentar a intensidade consoante a rotina que escolhemos. No início, recomenda-se que sejam intensidades médias, mas, à medida que se ganha experiência, podemos introduzir picos curtos de alta intensidade durante a sessão. É importante observarmos o nosso ritmo cardíaco para saber que tipo de exercício estamos a fazer a cada momento e, sobretudo, para ter cuidado para não nos aproximarmos demasiado do nosso ritmo cardíaco máximo.
- Tempo de treino: é aconselhável fazer várias sessões semanais de, pelo menos, 30/40 minutos, complementadas por algum treino mais específico com alguma intensidade.
Como vê, a bicicleta estática pode ser a sua grande aliada para estar em forma e tonificar o seu corpo de forma divertida em qualquer uma das nossas salas: Junta-se a nós?