Embora muitas mulheres ainda estejam relutantes em experimentar, há cada vez mais mulheres a aderir ao Cross Training. Porque, embora possa parecer um desporto muito intenso destinado apenas aos homens, esta modalidade combina a rotina de várias disciplinas, proporcionando uma longa lista de benefícios para o corpo feminino.
Não se deixe enganar pelas aparências e descubra os efeitos positivos do Cross Training nas mulheres.
Como é que o corpo de uma mulher muda quando pratica Cross Training?
O Cross Training é um desporto que, à primeira vista, impressiona e até repugna a algumas mulheres, cujo maior receio é provocar uma mudança física estereotipadamente masculina. Mas, hoje, vamos desmistificar os mitos sobre esta especialidade, destinada a toda a população, e descobrir os seus resultados surpreendentes.
A primeira coisa que deve saber é que esta disciplina desportiva combina diferentes tipos de exercícios e movimentos, desenvolvendo várias capacidades, como a resistência e a força. Os exercícios costumam trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo que ajudam a tonificá-los e a reduzir a percentagem de gordura corporal. Por isso, não tenha medo de ganhar massa muscular, porque a primeira coisa que vai notar é que, com as cargas certas, vai definir-se e melhorar a sua resistência cardiovascular.
Assim, o Cross Training não só o ajudará a queimar calorias e a definir-se, como também melhorará a sua resistência e flexibilidade. Sabe o melhor? Se for consistente, demora muito pouco tempo a ver os resultados do Cross Training e, em 10 semanas, sentir-se-á e estará muito mais forte e saudável.
Efeitos do Cross Training nas mulheres
O Cross Training está no auge no nosso país e não é apenas uma moda, quem se inicia nesta especialidade depressa descobre os múltiplos benefícios do cross training. O melhor é que este desporto não faz distinção de género, adapta-se à tolerância e às características de cada pessoa, adaptando a carga ao mesmo número de repetições, exercícios e tempo. Mas o resultado do Cross Training em mulheres tem uma série de efeitos positivos e benefícios que vão para além da sua saúde física:
- Prevenção da osteoporose: como qualquer treino de força, existe um benefício comprovado para a saúde óssea das mulheres, pois pode ajudar a melhorar a sua densidade óssea e, assim, prevenir a osteoporose, uma doença que costuma afeta as mulheres mais velhas.
- Potencia a autonomia: a combinação do trabalho de força com movimentos que exigem coordenação e melhoram a nossa flexibilidade ajudar-nos-á a manter sempre as nossas capacidades físicas e garantir-nos-á mais anos de autonomia física.
- Redução da gordura e melhoria da composição corporal: acompanhado de uma alimentação correta, o Crossfit ajuda-nos a reduzir o nível de gordura corporal, bem como a ganhar massa muscular, o que nos ajudará a melhorar a nossa aparência física em geral. E isso não é apenas uma melhoria estética, mas também de saúde.
- Desenvolvimento da autoestima e da confiança: cada novo objetivo alcançado e cada limite ultrapassado farão com que se sinta mais confiante e motivada para continuar a praticar esta modalidade. Além disso, o clima de comunidade e apoio que se gera na box faz com que rapidamente se sinta parte de um grupo que motiva a avançar com os seus objetivos.
- Melhora a sua resistência cardiovascular e respiratória: porque parece que o mais visível é a tonificação muscular, mas as atividades de maior intensidade aumentarão a sua resistência respiratória e cardiovascular, bem como o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação. Lembre-se que o objetivo deste treino é melhorar todas estas capacidades, ajudando-o também a melhorar a sua mobilidade articular.
Pare de arranjar desculpas. Inicie-se no Cross Training passo a passo e inscreva-se na nossa próxima aula de GO fit CROSS. Esperamos por si na box para partilhar sorrisos e suor.