Cada vez mais pessoas querem experimentar este treino variado, desafiante e divertido. Os seus resultados são evidentes num curto espaço de tempo e, para quem quer combinar ginástica e desporto em equipa, parece ser a atividade perfeita. De qualquer forma, este desporto, que combina nada mais nada menos do que dez aptidões físicas, pode dissuadir quem não se sente muito em forma. Como começar a praticar Cross Training se sou principiante?
Treino de Cross Training para principiantes
Não é necessário ter experiência prévia antes de começar a praticar Cross Training. Esta disciplina de fitness tem por objetivo treinar todas as qualidades físicas básicas, tais como a capacidade cardiovascular e respiratória, a resistência, a força, a flexibilidade, a potência, a velocidade, a agilidade, o equilíbrio, a coordenação e a precisão. Enumerados assim, parece que o tandem Cross Training e principiantes é incompatível. Então, como começar a praticar Cross Training? Não há motivo para se assustar, pois é precisamente esta procura de uma boa forma física integral que o torna recomendável para os principiantes.
Após o seu início no Cross Training, avançará de forma global em todas as condições anteriores. Sem dúvida, é um dos treinos mais completos que existem. Por este motivo, a progressão e a melhoria global da condição física costumam contribuir para a motivação para continuar a treinar. Não é por acaso que este desporto tem uma versão scaled, ou seja, adaptável a quem começa do 0. No entanto, se quiser saber como começar a praticar Cross Training, a melhor garantia é que terá sempre um treinador ao seu lado.
O Cross Training é para todos e para todas
Existe uma série de falsos mitos em torno desta prática desportiva. Por isso, se tiver interesse em saber como começar a praticar Cross Training, há algumas coisas fundamentais a ter em conta.
A primeira coisa a fazer é procurar uma avaliação personalizada, como a que oferecemos com o método GO fit, para atingir o máximo desempenho. Assim, no primeiro dia de Cross Training, receberá os seus fundamentos básicos, bem como informações sobre os seus diferentes tipos de treino.
Os primeiros dias de Cross Training são concebidos para introduzir gradualmente os seus movimentos e as suas técnicas, concentrando-se simultaneamente na correção da forma e na prevenção de lesões. Participar em aulas à medida da sua forma física ou a adaptação que o seu coach lhe facultará ajudá-lo-á a familiarizar-se com todos estes fundamentos.
Uma rotina básica de Cross Training para principiantes pode incluir agachamentos, flexões de braços, exercícios com halteres, saltar à corda e pranchas. Tudo isto irá aumentar a sua força, resistência e coordenação, preparando-o para desafios maiores. Nestas primeiras aulas, é normal sentir cãibras e uma sensação de fadiga muscular. Ouça o seu corpo e não exija demasiado de si. É importante permitir que ele se adapte gradualmente ao novo tipo de treino. À medida que ganha força e resistência, poderá aumentar a intensidade e a duração das suas sessões de treino.
Além de adquirir a técnica, os primeiros meses no Cross Training servem para exercitar outro músculo: a paciência. De facto, o progresso leva tempo e é fundamental construir uma base sólida antes de aumentar a intensidade. Não se compare com os crossfitters com mais experiência e estabelece metas realistas adaptadas às suas necessidades e capacidades.
Material necessário para se iniciar no Cross Training
Existem diversos acessórios para treinar, mas não são necessários se frequentar aulas. Entre as recomendações sobre como começar a praticar Cross Training está utilizar sapatilhas que ofereçam estabilidade durante os momentos mais dinâmicos.
Numa aula de Cross Training para principiantes, o seu coach insistirá que a segurança é fundamental neste desporto. Ouça as suas indicações para evitar lesões e certifique-se de que faz um aquecimento adequado antes de cada sessão. À medida que se for familiarizando com esta modalidade de treino, irá progredindo e desfrutando dos seus benefícios em todos os sentidos.