30 Maio, 2022

Como manter a sua rotina durante as férias

Escrito por: GO fit

Qualquer altura do ano é boa para tirar uns dias de descanso, e o Verão é a altura preferida para aproveitar e ir de férias. Como acontece frequentemente todos os anos, as férias de Verão tornam-se uma das principais preocupações de muitas pessoas, pois pode ser difícil manter os hábitos que tanto lhes custou estabelecer. 

O Verão caracteriza-se pelas temperaturas altas, sendo a estação mais quente do ano, e porque os dias são mais longos e as noites mais curtas, uma vez que há mais horas de luz. O calor e a maior presença da luz solar, juntamente com outros fatores externos (contacto social, exercício físico, horário de trabalho, lazer ou alimentação) alteram os ritmos circadianos, que são o conjunto de alterações físicas, mentais e comportamentais que ocorrem no nosso corpo num ciclo de 24 horas. Estes desequilíbrios dos “relógios biológicos” descontrolam o nosso organismo, o nosso apetite e o nosso descanso. Falta de apetite, insónias, cansaço ou falta de interesse em realizar atividades são alguns dos sintomas que podemos sentir durante os meses de Verão.

A maioria das pessoas tende a ter alguns dias de descanso durante os meses de Verão, ou a reduzir as horas extraordinárias e o tempo de trabalho aos fins-de-semana. Para além das alterações climáticas, a presença das férias altera os nossos biorritmos, que tendem a prolongar a atividade ao longo do dia.  Tal como o ritmo de trabalho muda, o mesmo acontece com tudo o que se relaciona com a vida familiar, pois os membros mais pequemos da casa não têm aulas nem atividades escolares. Passamos mais horas fora de casa, esquecemo-nos do relógio e variamos os nossos horários de refeição e de descanso. O nosso único objetivo é deixar o trabalho e as obrigações para trás, desligar, descansar e desfrutar do tempo livre.

Tudo isto faz com que a rotina desportiva perca posições no ranking de prioridades durante os meses de Verão. O calor, o tempo livre, os planos de lazer e as mudanças de rotinas podem tornar-se obstáculos no desenvolvimento de uma rotina consistente de exercícios no Verão. Muitas pessoas lutam diariamente para fazer algum desporto durante as férias, mas acabam por se desmotivar e deixam de fazer exercício físico. Contudo, esquecemo-nos frequentemente que o Verão é uma boa altura para nos mantermos em forma, especialmente porque se pode praticar desporto ao ar livre. É possível gozar as suas férias e manter a rotina desportiva, é apenas uma questão de encontrar o equilíbrio. Neste artigo, damos-lhe

5 conselhos para manter a rotina durante as férias de Verão.

1.     Planeie as férias com antecedência

Antes das férias, deve planear com antecedência o tipo de treino e o tempo que dedicará diariamente ao exercício físico, especialmente se for viajar para um destino turístico. Na sua app “My GO fit”, na secção de virtuais, encontrará muitos conteúdos para manter a sua rotina saudável, e se quiser dar um impulso extra aos seus treinos, na gofit.tv, tem tudo o que precisa para se manter no ponto nestas férias, onde quer que vá.

2.     Faixa de criatividade

Aproveite as férias e encontre novas oportunidades para praticar desporto ao ar livre. Pode criar umas férias baseadas em atividades físicas tais como ciclismo, surf, mergulho ou caminhadas.

3.     Esqueça o carro

Um dos segredos para manter a rotina desportiva durante as férias é integrar o exercício de forma natural. Aproveite o tempo de Verão e caminhe sempre que possível. Caminhar é uma ótima forma de se manter em forma durante as férias. Também lhe permite descobrir lugares únicos enquanto passeia pelas cidades.

4.     Faça o seu treino bem cedo pela manhã

Afinal, com tantos planos, podemo-nos esquecer dessa parte tão importante da nossa rotina, o treino. Por isso, uma boa ideia é levantar-se bem cedo pela manhã e fazer exercício. Pode acordar um pouco mais cedo, porque a meio da tarde pode sempre descansar nas horas que ganhou, certo? Vamos embora!

Além disso, graças ao Plano Plus pode ir treinar noutro centro GO fit, por isso, se estiver noutra cidade e houver um centro perto, não há desculpas!

5.     Tenha cuidado com o que consome

O Verão e as férias costumam ser uma altura de excessos. Cuidar da alimentação pode ser uma tarefa difícil, mas lembre-se que trabalhou arduamente para atingir os seus objetivos, por isso, não os sacrifique durante os meses de Verão. Evite o consumo de álcool e continue a tomar decisões saudáveis para as refeições. Mais, mantenha-se hidratado bebendo água para evitar a desidratação e manter um corpo saudável.