31 Janeiro, 2023

Como melhorar o rendimento desportivo

Escrito por: GO fit

Na prática desportiva, seja amador ou profissional, existem sempre metas a atingir. Quando atingimos uma rotina de treino regular para tentar alcançar esses objetivos, apercebemo-nos que existem múltiplos fatores que influenciam o rendimento desportivo e que, no nosso dia-a-dia, podemos estar a cometer erros.

Se sente que, passado algum tempo a treinar um desporto, o seu rendimento físico diminuiu, hoje, contamos-lhe outros fatores que o influenciam diretamente e de algumas chaves para melhorar a eficiência do seu treino.

O que é o rendimento desportivo?

Poderíamos simplificar o conceito de rendimento desportivo como a relação entre um resultado desportivo e os recursos de que dispomos para o obter, ou seja, os meios que utilizamos para atingir os nossos objetivos desportivos. 

Os objetivos mais comuns para um desportista podem variar desde sentir-se saudável, manter-se em forma, melhorar algumas das capacidades físicas (flexibilidade, resistência, força, etc.) até objetivos mais ambiciosos, tais como um resultado concreto numa competição.

Qualquer que seja o seu objetivo, há algumas coisas que precisa de considerar quando planear a sua rotina de treino. No GO fit, damos-lhe algumas recomendações que pode considerar para que a sua prática de exercício seja ótima e eficaz, e, assim, o seu rendimento desportivo começa a melhorar pouco a pouco.  Comecemos por aqueles fatores que podem estar a influenciar o seu rendimento.

Fatores que influenciam o rendimento desportivo

Nem todos podemos ser desportistas de elite, mas podemos aprender com eles, aplicando a sua filosofia de trabalho. Embora existam fatores físicos e capacidades que influenciam diretamente os nossos resultados desportivos, e que não podemos influenciar (uma vez que a sua maioria depende da nossa genética), existem outros fatores condicionantes do rendimento que podemos trabalhar.

Estes são alguns dos fatores que condicionam o nosso rendimento desportivo:

  • As nossas capacidades físicas: como dizíamos, algumas são marcadas pela nossa genética, mas todas elas podem ser melhoradas mediante um treino adequado. Não se centre apenas nos seus pontos fortes, procure também melhorar os seus pontos fracos.
  • Competências técnicas: a técnica de execução ajudar-nos-á a ser mais eficientes em qualquer movimento. Seguramente precisará de muitas repetições e correções, mas se persistir: melhorará.
  • Alimentação: é um dos nossos principais pilares fora do treino propriamente dito. Os segredos para o ajudar a melhorar são: o que come, quanto e quando.
  • Descanso: é tão importante treinar bem como assimilar esse trabalho. Portanto, o descanso, não só entendido como uma noite de sono, será uma peça que não pode faltar no puzzle do rendimento desportivo.
  • Fatores psicológicos: a presença da psicologia do desporto está a tornar-se cada vez mais importante no rendimento desportivo, e um dos pilares que a sustentam é a motivação.
  • Prevenção: porque prevenir é melhor do que remediar, consultar um fisioterapeuta de forma programada ajudá-lo-á a prevenir lesões que podem condicionar a sua melhoria física. Além disso, com o nosso Plano Personal Trainer, um especialista irá acompanhá-lo durante os seus treinos, mostrando-lhe as regras a seguir para cada exercício, prevenindo lesões e garantindo a segurança dos seus treinos.

Segredos para aumentar o seu rendimento físico

Para que não perca nada do nosso post de hoje, aqui estão cinco segredos que o ajudarão no seu objetivo de alcançar a sua melhor versão:

Cuide da sua alimentação: para atingir os seus objetivos desportivos, é indispensável uma boa nutrição, tendo especial importância uma hidratação adequada. Comer bem, de forma equilibrada e saudável, evitando grandes consumos de alimentos preparados ou com muito açúcar. Será também fundamental ajustar o horário das suas refeições com antecedência suficiente à exigência do seu treino.

É tão importante treinar como descansar: este é um dos segredos do “treino invisível”, de todos os fatores que influenciam diretamente o nosso rendimento sem ser especificamente o treino.  O treino criará sempre fadiga, mas temos de compreender que não pode existir fadiga crónica. Temos de descansar para poder assimilar e continuar a melhorar os nossos treinos.

Estabeleça objetivos: pequenos ou grandes, todos têm de ser mensuráveis e alcançáveis. Mas também que sejam a curto, médio e longo prazo, o que o ajudará a manter-se motivado. E não se esqueça de medir esses resultados. Não tenha pressa em alcançá-los, desfrute e valorize o processo para lá chegar e mantenha-se motivado.

Por vezes, menos é mais: um maior volume de treino nem sempre é uma garantia do melhor resultado. Treino inteligente, com cargas que possa assimilar e ajustadas ao seu objetivo e aos fatores condicionantes externos que acompanham o seu treino (tais como a conciliação familiar ou o horário de trabalho).

Respeite estes mandamentos e prepare-se para continuar a progredir!