7 Julho, 2022

Como nadar o ajuda a manter uma coluna saudável

Escrito por: GO fit

SABIA QUE A NATAÇÃO É O DESPORTO MAIS PRATICADO NO MUNDO?

Sempre se disse que a natação é um dos desportos mais completos e saudáveis que podemos praticar, mas sabe porquê?

Isto porque combina o cardio com o exercício de força e ajuda-nos a fortalecer cada um dos músculos do corpo, sem qualquer esforço aparente, à medida que trabalhamos a nossa resistência debaixo de água.

Como não tem de suportar todo o seu peso corporal, este desporto permite-lhe realizar movimentos mais flexíveis enquanto reforça a estrutura das suas costas.

De facto, para as pessoas que têm algum tipo de dor, como hérnias, lumbago ou problemas na anca, a natação é altamente recomendada.

Vantagens da natação

Os benefícios de nadar tanto física como mentalmente são inúmeros.

A nível físico, alguns dos benefícios são:

  1. baixo impacto

Isto significa que quando flutua, o seu corpo não sofre tanto como se estivesse a correr, os seus pés a bater contra o asfalto. Isto significa menos desgaste nas suas articulações, o que significa menos dor.

  1. flexibilidade e elasticidade

Neste desporto, ao utilizar todas as partes do corpo, reforça-se tanto a parte inferior como a superior do corpo, tonificando-o e ganhando flexibilidade e elasticidade.

  1. Queima de gordura

Numa sessão de natação pode queimar entre 500 e 600 calorias por hora.

  1. Ajuda a aliviar alguns dos efeitos das doenças crónicas.

Como mencionámos na primeira parte do artigo, combinar força e cardio, mas com baixa intensidade e de forma suave, poderia ajudar a reduzir os níveis de colesterol, baixar a glicemia ou aumentar a capacidade pulmonar.

  1. Melhorias cardiorrespiratórias

O coração pode bombear até 18% mais sangue ao nadar, o que é um grande benefício para a circulação ao reduzir o ritmo cardíaco.

A um nível mental, tem também grandes benefícios:

  • Liberta endorfinas como qualquer outro desporto, fazendo-nos sentir bem e estimulando uma mentalidade positiva.
  • O ambiente aquático ajuda-nos a desligar-nos do ruído do nosso ambiente e do ruído nas nossas cabeças.
  • Ajuda-nos a concentrar-nos na nossa respiração e no momento presente, e a manter afastados outros tipos de pensamentos que nos causam preocupação.
  • Permite-nos relaxar, reduzir os níveis de stress e melhorar certos sintomas como a depressão.
  • Benefícios para a saúde das costas
  • Como mencionado acima, a água reduz o esforço físico na coluna e articulações, minimizando o risco de lesões e permitindo-nos fazer exercício aeróbico de qualidade com o mínimo impacto físico possível.

A natação também desenvolve a coordenação, permite-nos trabalhar diferentes grupos musculares simultaneamente, aumenta a capacidade pulmonar, melhora a circulação e previne e trata lesões. E é recomendado para todos, independentemente da idade ou condição física.

Além disso, dentro da natação, existem diferentes técnicas e traços, cada um dos quais pode proporcionar diferentes benefícios.

  • Rastejamento natatório: permite-nos trabalhar muitos músculos da parte superior do corpo (braços, deltóides, trapézios, latissimus dorsi, peitorais e o resto do abdómen) mas também os da parte inferior do corpo (glúteos maximus, quadríceps, psoas, ilíacos, tibialis, panturrilhas, tendões, tendões, pés e mãos).

Este é um exercício simétrico com posições neutras, pelo que não há extensões forçadas, e também nos ajuda na coordenação e respiração.

  • Natação de costas: Este é um dos exercícios de natação mais recomendados, uma vez que relaxa as vértebras cervicais e lombares enquanto fortalece as costas, o braço e os músculos peitorais.
  • AVC: Este é o derrame menos recomendado, especialmente em casos de dor cervical ou lordose, pois tende a sobrecarregar a zona lombar, especialmente se não for praticado com a técnica correcta. Se não tiver quaisquer problemas de costas, é também um exercício muito interessante para trabalhar a parte superior e inferior do corpo.

Nadar e uma coluna saudável

Como e quando praticar este desporto?

Para tirar o máximo partido deste desporto, os peritos recomendam fazê-lo duas ou três vezes por semana, em sessões de 45 minutos ou de uma hora.

O melhor de tudo é que se trata de um desporto que não depende da sazonalidade. E embora seja verdade que tendemos a associar piscinas com o Verão, graças às piscinas aquecidas GO fit, é um desporto que pode ser praticado durante todo o ano com total conforto.

Nos centros de fitness GO temos piscinas interiores e exteriores, bem como um clube de natação onde se pode treinar todos os dias. Assim, agora que o Verão se aproxima, vai dar um mergulho, faz alguns mergulhos e sai da água completamente refrescado.