4 Abril, 2021

Descubra o que é a osteoporose e como preveni-la

Escrito por: GO fit

Atividade física para fortalecer o seu sistema ósseo

Nutrição saudável e exercício físico para a prevenção da osteoporose.

No mundo atual, todos ouvimos falar da osteoporose, mas sabemos realmente o que é?

A osteoporose é uma doença que afeta o nosso sistema esquelético e provoca nos nossos ossos uma diminuição da densidade, fazendo com que estes fiquem mais frágeis, resistindo pior a impactos e com maior probabilidade de fratura.

Esta doença costuma afetar-nos à medida que envelhecemos. Aos 35 anos é quando alcançamos o nosso pico de densidade óssea, depois, os nossos ossos vão-se deteriorando, mas se fizermos um trabalho correto, conseguiremos minimizar a deterioração, evitando esta doença.

Nas mulheres, devido à menopausa, costuma ser mais comum do que nos homens, embora estes não estejam livres de padecer dela.

Como antídoto e medicina, para prevenir e minimizar os efeitos que nos provoca, os estudos demonstram que não é só importante a nutrição, mas também o exercício físico ajuda-nos a construir e manter ossos fortes, essencialmente os que realizamos contra a força da gravidade, embora sem dúvida, o mais relevante seja a regularidade.

Tendo em conta estes fatores, podemos aplicá-lo no nosso treino do dia-a-dia no nosso centro GO fit, com um treino em sala fitness, onde podemos realizar trabalho em passadeira como jogging ou corrida, saltos na caixa, ou trabalho de força como o levantamento de pesos ou máquinas guiadas, que nos ajudará a ter um sistema ósseo melhor que previna a osteoporose.

Se gostarmos mais das atividades coletivas, podemos desfrutar de atividades coreografadas como STEPBOX ou AEROBIC, ou atividades mais centradas em força como ADAPTIV STRENGTH ou circuitos funcionais feitos em sala fitness, ou de maior intensidade como GO fit CROSS.

Se quer viver mais e melhor, não hesite em consultar um dos nossos instrutores, que terão todo o gosto em ajudá-lo.

Lembre-se que o exercício físico regrado, a nutrição saudável e o descanso recomendado são a melhor medicina para prevenir patologias.