7 Fevereiro, 2022

Dicas para ir correr com frio

No nosso Clube de Runners, conseguirá superar o frio e tudo aquilo a que se propuser

O Inverno é uma estação fantástica para desfrutar ao ar livre das mudanças na paisagem. No entanto, as baixas temperaturas, especialmente dependendo da zona onde nos encontramos, tendem a desanimar-nos muitas vezes na hora de ir para a rua e provavelmente tiram-nos a vontade de fazer exercício ao ar livre.

Felizmente, sabe que no GO fit tem a possibilidade de continuar a treinar a sua felicidade sem que a temperatura seja um problema, e se lhe apetecer correr, pode fazê-lo na passadeira. Mas sabemos que, por vezes, também sabe bem correr ao ar livre, e isto é algo que o nosso Clube de Runners tem em conta.

Junte-se ao nosso Clube de Runners!

No GO fit, também temos a atividade perfeita para os amantes do running, o nosso Clube de Runners. Pomos à sua disposição um treinador que o orientará e ajudará na prática deste desporto para alcançar os melhores resultados de forma individual e em grupo. Terá aulas outdoor mais técnicas, nas quais fará séries a diferentes ritmos, farleks ou diferentes provas para melhorar a sua resistência de modo a melhorar os seus tempos de corrida; e terá também uma parte indoor, na qual fará exercícios de força para melhorar a sua condição física.

No entanto, o frio continua a ser um handicap para todos, por isso, também queremos dar-lhe algumas dicas que o ajudarão a aumentar a sensação térmica para que, quando for correr, se preocupe apenas em correr.

  • Escolha roupa adequada: as camadas são o seu aliado! Para as primeiras, recomendamos-lhe peças térmicas, que mantenham o calor, mas que sejam leves, e para a última camada, um corta-vento é sempre uma boa opção, para manter a sua temperatura corporal. Outra escolha importante para o vestuário são as luvas, as suas mãos costumam estar livres, mas ao correr, quando normalmente estarão na mesma posição durante muito tempo, é importante lembrarmo-nos delas.
  • A alimentação prévia é fundamental: com baixas temperaturas, o seu corpo demora mais tempo a aquecer e precisa de mais calorias para o fazer, por isso, não se surpreenda quando for correr com muito frio. A sua refeição prévia deverá incluir hidratos de carbono, tais como massa, arroz, legumes ou pão, alimentos ricos em calorias e de absorção mais lenta, que o ajudarão a manter a sua energia em alta durante toda a corrida.
  • Respire pelo nariz sempre que puder, pois é uma forma natural de aquecer o ar que inspira. Sabemos que, por vezes, quando a fadiga é mais importante ou quando somos mais rápidos, é um pouco mais complicado, mas, pelo menos, não se esqueça, pode ser mais um desafio para si para conseguir ser um corredor melhor.
  • Não salte o aquecimento antes do treino nem os alongamentos a seguir para evitar o contraste acentuado entre temperaturas, assim como possíveis lesões. Aquecer antes de sair para a rua é fundamental, assim como começar devagar, porque certamente vai querer começar a correr mais depressa para aquecer o mais rápido possível. Isto pode ser prejudicial quando se está a correr há algum tempo, por isso, deve dar prioridade ao aquecimento.
  • Mude de roupa e tome banho o quanto antes. Isto é sempre importante, mas quando a temperatura é muito baixa, provavelmente ainda é mais, porque pode ficar com frio muito rapidamente e aquilo que foi um bom treino pode transformar-se numa boa constipação. Portanto, não perca tempo e renove energias o mais depressa possível!

Como vê, ir correr quando está frio não tem de ser mais difícil do que em qualquer outro dia. Esperamos vê-lo na próxima sessão do Clube de Runners a pôr todos estes conselhos em prática.

Não deixe que o Inverno leve a melhor, GOfiter@!

Artigos relacionados