Os benefícios de meditar depois de fazer exercício, geralmente, não são muito conhecidos. No entanto, há uma crença crescente de que a atividade física é importante tanto para estar em forma como para praticar a atenção plena. De facto, a realização de movimentos conscientes traz-nos para o momento presente e conseguimos “parar” a nossa mente, que é uma fabricante incansável de pensamentos. Além de evitar lesões, com este foco, pratica-se a concentração e combate-se o stress e a ansiedade. Por conseguinte, é fácil imaginar que meditar depois de fazer desporto não só é algo compatível, como também são duas atividades altamente complementares.
Meditação e exercício físico: o equilíbrio perfeito
É sabido que a meditação e o desporto em separado têm efeitos positivos na saúde e no bem-estar. A grande contribuição consiste na sua combinação, ação que reforçará ainda mais todos os seus efeitos positivos. Com isto, consegue-se uma regeneração ativa.Por outras palavras, estaremos a estimular o organismo para entrar numa fase de repouso, fazendo com que tenha de investir menos energia na recuperação. Em geral, meditar depois de fazer exercício reduz a tensão e o lactato dos músculos. Portanto, pode-se meditar depois de fazer desporto, proporcionando estes outros efeitos:
- Redução do stress. O exercício físico liberta endorfinas, hormonas responsáveis por gerar sensações agradáveis e reduzir o stress. Ao complementar esta prática com a meditação, promove-se uma maior serenidade mental, contrariando o stress acumulado durante o dia.
- Recuperação pós-exercício. Refere-se ao melhor momento para meditar. Esta ação proporciona relaxamento após um treino intensivo, reduzindo, assim, a tensão muscular. Isto consegue-se através da respiração e da concentração da atenção no momento presente. Existe uma ligação direta entre o corpo e a mente e os nossos pensamentos podem controlar mais adequadamente as suas reações.
- Meditação e desempenho desportivo. Outro dos benefícios de combinar meditação e exercício físico é o desenvolvimento da concentração. A atenção ao momento presente ajuda a melhorar a técnica, a resistência e a resiliência. Como também é eficaz no tratamento da ansiedade e do stress, contribui para um melhor estado mental e desempenho no desporto e na vida.
Técnicas de meditação para depois do exercício
A escolha entre meditar antes ou depois do exercício físico pode depender de diversos fatores. Ambas as opções têm benefícios e podem complementar a sua rotina de exercício de diferentes formas. No entanto, é importante lembrar-se de terminar os treinos com um curto período de regresso à calma. Com isto, consegue-se agilizar o processo de recuperação muscular, reduzindo a hiperacidez. Estes momentos também são adequados para incluir a meditação após o exercício.
Existem diversos tipos de meditação, embora não exista uma técnica que seja considerada a melhor para depois de fazer exercício. Com apenas 10 minutos de concentração nas sensações da respiração nas fossas nasais, estaremos a facilitar a regeneração do organismo.
Se tiver mais tempo disponível ou quiser aprofundar esta prática, pode aumentar gradualmente a duração das suas sessões. Algumas pessoas encontram benefícios significativos ao meditarem durante 20-30 minutos depois de fazerem exercício. No entanto, o mais importante é ouvir-se a si próprio e ajustar a duração consoante as suas necessidades e o seu nível de conforto nas suas diferentes posturas para meditar.
Estabelecer uma rotina diária ou regular de meditação depois de fazer desporto pode ajudá-lo, portanto, no seu progresso na atividade física.