10 Dezembro, 2022

O melhor treino para dar 100% nos seus desportos de inverno

Escrito por: Alejandra Hernando

Desfrute do esqui ou do snowboard nesta Semana Branca com a melhor preparação em três exercícios simples

3 exercícios para preparar o seu corpo e dar tudo nas pistas.

Com a chegada do inverno e a mudança de clima, tendemos a continuar a realizar atividades que possamos adaptar à nova estação. Algumas como patinagem sobre o gelosaídas de trekking em lugares outonais/invernais ou passear em cidades ou paisagens dignas de postais são algumas delas.

Porém, uma das atividades mais concorridas são os desportos de inverno como o esqui (nas suas diferentes variantes) e o snowboard. Apesar do grande número de pessoas que anualmente vão para as pistas de neve para realizar estes desportos, é preciso uma preparação específica para poder desfrutar da atividade em plenas condições. Melhorar os níveis de força e estabilização, assim como ter um nível de capacidade aeróbica mínimo, são as três áreas que se têm que trabalhar.

woman ski

O esqui e o snowboard são atividades que requerem uma posição do corpo muito concreta e que implicam um grande stress muscular nos membros inferiores e na musculatura estabilizadora do tronco. Também na hora de rodar ou estabilizar-se, precisa de gerar força em muitos músculos que devem trabalhar de maneira sincronizada para evitar incómodos futuros.

Concentre-se em fortalecer os grupos musculares mais importantes.

Os músculos quadríceps, isquiotibiais, glúteos, musculatura adutora e abdutora e rotadores internos e externos da anca terão uma grande participação devido aos grandes tempos de tensão que teremos na flexão de anca e joelhos. Além disso, devido às botas que se tem que utilizar, os gémeos e tíbias estarão ativados em posições nada cómodas e precisam de uma boa preparação.

ski sunshine

Além de um grande trabalho de força em toda este musculatura inferior, será importante acompanhá-lo com um treino específico do core, e, devido a esta participação muscular acompanhado de deslocamentos, também será importante realizar um trabalho cardiovascularTrabalhar de maneira constante uma intensidade moderada e tentar aumentar o volume de maneira progressiva durante as semanas anteriores à atividade, pode ser uma estratégia eficiente.

Deixamos-lhe três exercícios que poderá trabalhar no seu centro fitness para estar preparado no inverno:

  1. Lunge posterior com disco em posição overhead.
  2. CHOP em polia com joelho apoiado.
  3. Peso morto romano

E desfrute das pistas!