Escrito por Isabel Macías Chow
Uma criança aprender a nadar é uma das preocupações a que muitas famílias dão prioridade, pois não só é uma atividade desportiva importante para as crianças, como também pode desempenhar um papel crucial: prevenir o afogamento.
Os afogamentos continuam a ser uma das principais causas de mortalidade infantil nos primeiros cinco anos de vida. Se se preocupa em ensinar uma criança a nadar, deixamos-lhe alguns passos para aprenderem a nadar em tenra idade.
Qual é a melhor idade para aprender a nadar?
Todas as idades são boas para se começar a familiarizar com a natação e devemos estar conscientes de que cada criança tem um ritmo de desenvolvimento e aprendizagem diferente. Os especialistas costumam recomendar que as crianças aprendam a nadar entre os três e cinco anos, embora, como já dissemos, dependa da maturidade da criança e também da sua afinidade com a água.
Nestas idades, o objetivo de o nosso filho ou a nossa filha frequentar aulas de natação é aprender a flutuar, a deslocar-se na água com o movimento, principalmente dos seus membros inferiores, e a começar a mergulhar.
Escola de natação para crianças
A escola de natação infantil é o lugar perfeito para aprender a nadar em qualquer fase de ensino, em qualquer nível e em qualquer idade. É uma atividade importante para o desenvolvimento dos pequenos da casa, pelo que devemos procurar um ambiente profissional e de confiança para as aulas de natação dos nossos filhos.
Embora a idade recomendada para uma criança aprender a nadar seja, geralmente, por volta dos quatro anos, altura em que já consegue adquirir autonomia na água, a matronatação é uma atividade prévia fantástica para as crianças se familiarizarem com a água de uma forma estimulante e divertida. No GO fit, com o nosso bloco de aproximação, procuramos desenvolver conteúdos tais como a familiarização, a respiração, a flutuação e a propulsão. Desde um nível muito básico em que trabalhamos apenas ao nível dos estímulos sensoriais e socioafetivos, para bebés, até ao desenvolvimento de padrões de movimento que dêem ao aluno a capacidade de nadar de uma forma muito elementar.
As vantagens da natação em crianças pequenas são muitas:
- Familiarização com a água e confiança: ao fazer esta atividade desde bebé, rapidamente adquirem desenvoltura neste meio e superam qualquer medo da água.
- Desenvolvimento psicomotor: o exercício na água ajuda-as a melhorar a sua coordenação e as suas capacidades motoras, bem como a melhorar a sua musculatura e perceção espacial. Muitas crianças que começam em matronatação ainda não sabem andar e esta atividade ajuda-as a prepararem-se para os seus primeiros passos.
- Fortalece os laços afetivos: estas atividades são sempre realizadas com um adulto no seu ambiente, o que fomenta uma maior sensação de segurança, além de ser uma experiência única de confiança.
Primeiros passos para aprender a nadar
As aulas de natação são adequadas para todos os públicos e qualquer altura é boa para começar a nadar. Contudo, devemos ter em mente que ensinar uma criança a nadar não pode ser aborrecido.
Estes serão os primeiros passos que devemos favorecer para que uma criança aprenda a nadar:
- Sessões curtas: as sessões de natação para crianças devem ser curtas para serem dinâmicas e não terem tempos mortos que as possa aborrecer ou fazer com que sintam frio enquanto esperam.
- Grupos muito pequenos: os grupos de natação para crianças devem ser muito reduzidos, para que os instrutores possam dar a atenção necessária às crianças na água.
- Material para a atividade: objetos como boias, brinquedos de água ou arcos servirão de apoio à criança na água e ainda estimularão a sua aprendizagem através da brincadeira.
- Espernear e mergulhar: com a ajuda do instrutor e do material, na fase da infância, devem começar a aprender a espernear na água. Além disso, devem familiarizar-se com os mergulhos sem engolir água mergulhando de forma divertida.
No GO fit, preocupamo-nos com a segurança dos seus filhos na água e ensinamo-los a nadar através de uma atividade lúdica e estimulante, bem como a ter os melhores profissionais para acompanhar as crianças nesta aprendizagem.