1 Setembro, 2022

Meditações guiadas para dormir melhor

Escrito por: GO fit

OS BENEFÍCIOS DE MEDITAR ANTES DE DORMIR

3 tipos de meditações para melhorar a sua qualidade de vida

A procura de atividades para escapar, relaxar ou simplesmente para melhorar o nosso bem-estar é cada vez mais habitual. É uma ferramenta que visa afastar os sentimentos negativos e esquecê-los durante uma determinada altura do dia, o que se traduz numa melhoria do bem-estar geral.

meditação guiada utiliza palavras e imagens para potenciar as emoções positivas e ligá-las ao eu interior da pessoa. A prática contínua desta técnica tem um efeito muito benéfico na medida em que reduz cada vez mais as dores e os níveis de stress e ansiedade, uma vez que melhora o ritmo cardíaco e respiratório. Também intensifica as boas vibrações e o bem-estar que se pode sentir a nível físico e mental.   

A meditação guiada consiste em seguir as indicações do seu instrutor, que se encarrega de o guiar e ajudar a criar as imagens que o ajudarão a concentrar-se no momento presente. Esta prática produz uma sensação de relaxamento em todo o seu corpo, que pode ser muito benéfica, especialmente antes de ir dormir, para melhorar a sua qualidade de sono, o que também influencia diretamente o seu conforto diário.  

Benefícios da meditação antes de ir para a cama 

Os benefícios da meditação antes de dormir são múltiplos e têm um efeito tanto na melhoria da atividade corporal do corpo como na parte espiritual da mente. A primeira consequência é o relaxamento, que influencia diretamente todas as partes do organismo. Deitar-se na cama num estado de tranquilidade é muito útil para conciliar bem o sono e descansar de forma adequada, o que se traduz em acordar com mais energia para enfrentar os desafios diários.  

O corpo humano organiza e assimila muitos conceitos enquanto dorme, pelo que deixá-lo em boas condições é fundamental para o nosso bem-estar. A meditação ajuda a melhorar capacidades cognitivas tais como a concentração, memória e atenção, bem como a ter a estabilidade emocional correta. Esta é uma consequência direta da própria idiossincrasia desta atividade, que se reforça se for realizada antes de dormir. Reforçar o sistema imunitário e prevenir problemas cardiovasculares são também benefícios desta técnica.  

Tipos de meditações  

A visualização é um tipo de meditação cujo objetivo é centrar a atenção num objeto concreto, a fim de associar todas as outras ações à sua volta. Pode ser um elemento definido ou abstrato, como as luzes vindas da rua ou inclusive a cena escolhida poderá estar dentro da mente. Estas sensações visuais servem como referência para trabalhar as emoções através de uma série de posturas que trabalham a força e a mobilidade articular. O resultado é um elevado nível de relaxamento. O Pilates é a forma mais conhecida desta prática.  

Os alongamentos musculares também representam um procedimento de meditação que pode ser feito antes de dormir. Consiste em relaxar e fortalecer os músculos através de diferentes posições, e isto é combinado com ações de respiração. Esta atividade pode ser acompanhada por uma música suave que transmita tranquilidade e sossego. Tem efeitos muito positivos na saúde dos ligamentos e a continuidade desta ação durante toda a noite reforça a prevenção de lesões. 

Nem todas as ações estão relacionadas com posições corporais. Outra boa técnica de meditação para dormir melhor pode ser feita na cama, depois de nos termos deitado, e durante os momentos antes do sono. Consiste em rever o que aconteceu durante o dia e detetar as emoções vividas, tanto as negativas, para as entender e tirar do caminho, como as positivas, que devem ser reforçadas. Este método envia uma mensagem ao corpo de que o dia terminou, quando a revisão termina, e que agora é hora de dormir.  

Agora que já sabe quais são os diferentes tipos de meditações, eis as nossas recomendações.

Escolha a meditação de acordo com a sua atividade

  • Meditações de exploração para o ajudar a dormir melhor 

Se pretende relaxar antes de ir dormir, escolha meditações como a da “Exploração corporal” que encontrará na nossa app. Esta examinação de 25 minutos sobre o estado da nossa anatomia permite-nos centrar a atenção no nosso corpo e ligarmo-nos às sensações nele geradas, intensificando-as e entendendo-as melhor. Esta técnica ajuda a reduzir o stress e induz ao relaxamento, permite-nos conhecer o estado do nosso corpo no final do dia e livrar-nos de emoções e pensamentos que nos impedem de alcançar um sono agradável e relaxado. 

  • Meditações curtas para combinar com o exercício 

Explore a nossa meditação guiada “Caminhada consciente na passadeira”, enquanto dá um passeio relaxante na passadeira em qualquer um dos nossos centros. 5 minutos de desconexão, nos quais toda a nossa atenção deve ser dirigida para o que estamos a fazer nesse momento. Andar sobre a passadeira.  

Concentre-se em todas as sensações que advêm dos seus pés e das suas pernas enquanto caminha e sinta o movimento do seu corpo. Observe-se por dentro, observe como caminha e relaxe na preparação para o treino que realizará em breve. Esta meditação é excelente para chamar a atenção para o momento presente e não dispersar durante o treino. 

  • Meditações ao ar livre 

Meditar ao ar livre permite-nos observar a natureza dentro do nosso processo de desconexão. Estimulamos os sentidos e aumentamos a capacidade de atenção e concentração e entramos em contacto com a luz natural e o ar fresco. Neste caso, propomos-lhe a “Meditação na montanha”, que pode encontrar na nossa app. Uma meditação de 15 minutos que pode fazer em sua casa visualizando a natureza, ou na própria natureza enquanto observa à sua volta, cada elemento mencionado na meditação guiada à medida que desperta a máxima consciência para o que o rodeia. Existe algo melhor do que subir a uma montanha num domingo e fazer uma meditação guiada em plena natureza?