15 Junho, 2022

As vantagens de treinar no Verão

Não deixe que o calor derreta os seus objetivos: 10 dicas para o Verão

Treinar com calor tem as suas vantagens.

No Verão, existem dois tipos de pessoas: há quem goste de fazer desporto no Verão e quem ache impossível reunir forças para se mexer nesta altura do ano. 

Se é um dos primeiros, não é boa ideia interromper a sua rotina saudável devido ao calor. Se tiver dificuldade em iniciar e manter um plano de formação ao longo do ano, o Verão pode ser uma ótima altura para experimentar outras opções ao ar livre. 

Neste artigo, veremos quais são as vantagens de treinar nos meses de Verão e dar-lhe-emos algumas dicas para que possa desfrutar ao máximo. 

O dia dura mais

No Verão, os dias mais longos são ideais para que possa desfrutar ainda mais do seu dia no final do dia de trabalho. Muitas vezes, no Inverno, quando saímos do trabalho, já é de noite e apetece-nos ir para casa comer uma sopa quente e descansar. No entanto, é preciso ter em conta a hora a que quer treinar, tentando evitar as temperaturas mais elevadas.

  • Pode evitar o calor treinando no GO fit

As altas temperaturas não só não são uma boa altura para fazer desporto, como, de facto, não é recomendado. No GO fit, pode encontrar o seu aliado perfeito para seguir a sua rotina de exercício à hora que preferir, ou até mesmo trocar o treino por uma refrescante sessão de natação.

  • Saiba como funciona o seu corpo

Tenha em mente que, durante a atividade física em qualquer tipo de clima, a temperatura corporal aumenta em resultado do calor gerado pelas contrações musculares. Em resposta, o corpo transpira e aumenta o fluxo sanguíneo para manter o equilíbrio. Ao combinar o exercício físico com as altas temperaturas de Verão, um aumento excessivo da temperatura corporal combinado com um quadro de desidratação pode levar a problemas que vão desde vertigens até descompensações mais complicadas. 

Portanto, se for treinar no Verão, leia as 10 dicas de treino GO fit para o fazer em segurança. 

10 dicas para que o calor não derreta os seus objetivos fit.

1. Mantenha-se bem hidratado.

A hidratação é sempre importante, especialmente quando se faz exercício, mas é ainda mais importante no Verão, pois o calor faz suar mais. Se quiser saber mais sobre como se manter hidratado, leia este artigo sobre hidratação para principiantes. 

Os picos de calor e a desidratação no Verão não são brincadeira, por isso, certifique-se de que bebe água e outros líquidos antes, durante e depois de treinar. 

2. Preste atenção à alimentação.

Tal como com com os líquidos, o que come faz uma grande diferença quando vai treinar. No Verão, tente comer refeições ligeiras e deixe passar, pelo menos, duas horas antes de realizar atividade física. Uma boa ideia é incluir muita fruta, já que esta é composta por água e minerais que ajudam a repor energia. Também junte verduras, vegetais e proteínas magras. Se for uma daquelas pessoas que se sentem desmotivadas no Verão, tente incluir alimentos que combatam a fadiga.

3. Evite treinar ao ar livre durante as horas de mais calor

Nos meses quentes, para além da hidratação e de outros cuidados, é importante não treinar (especialmente ao ar livre) quando as temperaturas estão no pico. Idealmente, é melhor evitar treinar entre as 11h30 e as 17h, para evitar a insolação. Se conseguir adaptar os seus horários, treine de manhã cedo ou ao fim da tarde e ao princípio da noite.

Mas o mais importante é confiarmos no nosso bom senso: em qualquer dia, se estiver demasiado quente, terá certamente muitas opções para treinar o mais longe possível do sol e das altas temperaturas.

4. Use roupa clara e respirável

Não é moda: no Verão, é importante vestir roupas de cores claras que não atraiam o sol. Também dar prioridade a peças que permitam que a transpiração flua para que a temperatura do corpo não suba. Por último, para as 4 estações, certifique-se de que está confortável com a sua roupa de treino, pois é fundamental que tenha a máxima mobilidade e o mínimo desconforto.  

5. Se treinar no exterior, proteja-se do sol

Os raios ultravioletas são perigosos para a nossa saúde e, no Verão, devido à proximidade do Sol à Terra, é um facto que temos de ter ainda mais presente. Mesmo se treinar logo pela manhã ou à noite, ponha protetor solar de fator elevado e resistente à transpiração. Use também um boné para proteger a cabeça.

6. Foque-se no aquecimento

No Verão, muitas pessoas sentem que os seus corpos não precisam de tanto aquecimento e saltam completamente este passo, mas saiba que o aquecimento anterior e até mesmo o arrefecimento posterior são fulcrais para um bom treino completo e prevenir lesões.  

7. Reduza a intensidade do exercício

Em dias muito quentes, não vale a pena querer treinar com a mesma intensidade que em qualquer outro dia. Pode optar por atividades de menor impacto como o ioga, pode manter a sua rotina de exercícios, mas com menos repetições ou pode mesmo fazer sessões mais curtas, mas mais intensas. 

8. Evite o calor extremo

Todos estes conselhos servem para passar o Verão sem parar de se mexer. Contudo, para aqueles dias de calor extremo, o ideal é descansar, por exemplo, no spa do GO fit.

9. Climatize o local onde treina 

A temperatura ideal é de 20 graus Celsius, mas para além disso, o ambiente deve estar ventilado e, se possível, com baixa humidade (para que o suor não se evapore). No GO fit, lembre-se que pode desfrutar de um oásis de ar puro e totalmente renovado a cada 7 minutos, graças aos nossos filtros HEPA Absolute.

10. Desfrute dos desportos que só se realizam no Verão

Sabemos que, após alguns meses de muito calor, todos queremos que a temperatura desça e regressar à vida normal. No entanto, não deixe o Verão escapar sem praticar um desporto específico da estação, como a natação, o surf, o windsurf, o aquagym, o caiaque, a vela e mais. Os desportos aquáticos permitem-lhe estar em movimento e refrescar-se ao mesmo tempo, uma combinação ideal. 

Quer goste do frio, do calor ou das temperaturas medianas, há opções para mexer o corpo durante todo o ano e manter-se em forma. Durante o Verão, é importante prestar atenção às questões que mencionámos, para treinar de forma saudável.

Viva mais e melhor, viva GO fit. 

Artigos relacionados