29 Novembro, 2021

Conselhos para combater a insónia

Conheça as principais causas da insónia, os seus sintomas e 5 conselhos para combater a insónia

O que é a insónia e quais são as suas causas?

Sente-se cansado? Irritado? Tem dificuldade em conciliar o sono à noite ou, se o faz, acorda demasiado cedo e não consegue voltar a dormir? Todos estes, e mais (ansiedade, depressão, dificuldade de concentração), são alguns sintomas de que pode estar a sofrer de problemas de insónia. 

Não entre em pânico! Os estudos científicos asseguram que os problemas de insónia são mais comuns do que pensamos, e que, com o tratamento adequado, é possível vencer a insónia! Mas… o que é exatamente a insónia e como saber se tenho insónias? 

A insónia é um distúrbio do sono que consiste numa dificuldade persistente em iniciar o sono ou em mantê-lo um número de horas suficientes necessárias para uma vida saudável. No GO fit, acreditamos que, para resolver um problema, temos primeiro de conhecer a sua origem, por isso, para saber como combater a insónia temos de conhecer primeiro algumas das causas que a geram: 

  • Stress

O stress e as preocupações quotidianas são uma das principais causas da insónia! Ao longo das nossas vidas, todos nós passamos por situações que nos geram medo, tensão, angústia ou ansiedade, e isso pode levar a problemas de insónias. Saber quais são essas preocupações e tentar resolvê-las, se for possível, ou pedir ajuda terapêutica, se for necessária, é um dos primeiros passos que devemos dar se quisermos saber como combater a insónia. 

  • Maus hábitos de sono

Os maus hábitos de sono são também uma das principais causas de insónias. O uso excessivo de ecrãs nas horas próximas do sono, sestas longas e repetidas em diferentes alturas do dia ou ir para a cama em alturas irregulares pode causar problemas de insónias.

Ordenar os nossos hábitos de sono, os seus horários e os locais onde dormimos (usar a cama para comer ou trabalhar não é uma boa ideia!) é uma boa forma de combater a insónia.

  • Ingerir bebidas ou alimentos estimulantes

As bebidas como o café, o chá, a Coca-Cola ou bebidas energéticas têm um elevado nível de ingredientes estimulantes e, por isso, são propensas a causar problemas de insónias e dificultar-nos o sono. Tentar evitá-las, pelo menos nas horas próximas da hora de dormir, é uma boa receita para vencer as insónias.

O consumo de produtos como o tabaco (que também contém estimulantes!) ou bebidas alcoólicas (algumas tornam-nos instantaneamente sonolentos, mas impedem-nos de atingir fases de sono profundo) momentos antes de tentar dormir é também uma das causas mais comuns de insónias.

  • Causas médicas

Algumas doenças ou problemas no nosso corpo também podem causar insónias: problemas de ansiedade, depressão, esquizofrenia ou apneia do sono são outras causas principais de insónias.

Como sempre, nestes casos, no GO fit, recomendamos-lhe que vá a um médico ou um profissional de confiança para uma consulta e peça-lhe conselhos específicos sobre como combater as insónias.

  • Jet lag ou mudança de horários de trabalho

O famoso “jet lag” ou as constantes mudanças dos nossos horários de trabalho (ainda mais se forem noturnos) são também causas frequentes de insónias!

O desfasamento no ciclo do sono que o nosso corpo sofre quando viajamos muito e através de diferentes fusos horários também nos pode trazer problemas de insónias. Deixar de viajar não é a solução! Mas podemos tentar fazê-lo de forma organizada, de modo a tentar atenuar as consequências da insónia.

5 conselhos para combater a insónia!

Agora que já conhecemos as consequências da insónia e as suas causas, no GO fit, queremos partilhar consigo 5 ideias sobre como combater a insónia para implementarmos na nossa vida diária.

Vencer a insónia é possível! Experimente!

  1. Exercícios de relaxamento (ioga ou mindfulness)

O ioga e o mindfulness são grandes aliados quando se pensa em como combater a insónia! Realizar este tipo de técnicas todos os dias, pelo menos, 20 minutos antes de ir dormir ajudar-nos-á a aliviar tensões, relaxar o nosso corpo e a nossa mente e a preparar-nos melhor para a hora de dormir.

A prática de ioga ou outros exercícios de relaxamento são conhecidos por facilitarem a transição da vigília para o sono, pelo que são muito importantes para superar os nossos problemas de insónia. Se nunca os praticou, experimente! Os exercícios de relaxamento ajudá-lo-ão a abstrair-se das suas preocupações e vencer a insónia.

2. Bons hábitos de sono

Adquirir novos e bons hábitos de sono é fundamental para vencer a insónia! É por isso que, no GO fit, queremos partilhar consigo alguns conselhos sobre como combater a insónia com ideias simples e eficazes… 

Ir para a cama só quando estamos realmente com sono, manter o nosso quarto a uma temperatura confortável e tranquila, usar um colchão firme e almofadas confortáveis são apenas alguns segredos para combater a insónia, bem como ficar na cama apenas o tempo necessário para dormir.

Se mesmo assim não conseguirmos conciliar o sono, não olhar para o relógio e fazer alguma atividade calma como ler um livro ou ouvir música calma são ótimas ideias para nos livrarmos rapidamente da insónia.

3. Evitar sestas longas

Quantas vezes ansiamos por uma boa sesta depois de uma má noite? No entanto, os especialistas afirmam que fazer uma sesta excessivamente longa pode afetar e até agravar os nossos problemas de insónias. 

Fazer sestas curtas, entre 20 e 40 minutos, e não em horas próximas da noite é outro dos conselhos para combater a insónia que queremos partilhar consigo.

4. Evitar ecrãs e obrigações

Como mencionámos anteriormente, o excesso de estímulos derivados de ecrãs como o telemóvel ou o computador pode causar insónias, pelo que é preferível evitá-los perto da hora de dormir.  Realizar atividades que nos deixam ansiosos ou que criam uma obrigação, tais como responder a mails de trabalho ou estudar, também não é uma boa ideia se quisermos vencer a insónia.

Uma boa ideia é anotar todas essas preocupações num papel e guardá-lo numa gaveta até ao dia seguinte! Fazê-lo ajudar-nos-á a tirá-los da nossa mente e a criar espaço para atividades mais relaxantes e propícias ao sono, tais como ler um livro ou ouvir música.

5. Ter uma alimentação saudável e fazer exercício!

Ter uma alimentação saudável e uma rotina de treino são outros dos grandes conselhos para combater a insónia que lhe queremos dar no GO fit.

Ter uma alimentação variada e saudável, sem grandes consumos de açúcares ou estimulantes (sobretudo, à noite!) também é fundamental para o nosso bem-estar e vencer as insónias.

Além disso, fazer exercício regularmente (quanto mais longe da hora de dormir, melhor!) ajudar-nos-á a reduzir a ansiedade e a angústia que podem gerar os problemas de insónias e chegar cansados à hora de tentar conciliar o sono. Experimente! 

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