Se existe um elemento que, felizmente, está na ordem do dia é a importância da saúde mental. A pandemia do COVID-19 destacou o quão importante é ter uma boa saúde mental, onde o stress e a ansiedade não se apoderem da vida quotidiana das pessoas.
Para além da crise sanitária, a saúde mental das pessoas pode-se ressentir por outros aspetos, tais como os problemas pessoais, incluindo o stress derivado do trabalho. É neste último que as empresas estão cada vez mais concentradas, para fomentar uma boa saúde dos trabalhadores no local de trabalho.
O descanso mental no trabalho deve ser garantido a partir do momento em que se sai do escritório
O trabalho é um aspeto fundamental não só para a nossa vida, como também para a mente. Embora possa parecer contraditório, ir ao escritório ajuda-nos a esquecer as preocupações do dia-a-dia. Contudo, isto pode ser negativamente influenciado se ficarmos sobrecarregados de trabalho e começarmos a viver para trabalhar em vez de trabalhar para viver.
Passamos cerca de 8 horas por dia a trabalhar, pelo que é lógico que sintamos alguns momentos de saturação a nível mental. É claro que o trabalho é importante, mas manter a mente com uma boa saúde é primordial para o fazer bem. Podem ocorrer distrações ou erros se outros pensamentos impedirem a concentração.
Por este motivo, devemos desligar-nos do trabalho a partir do momento em que fechamos a porta do gabinete e, além disso, tentar seguir uma série de regras muito úteis que destacamos abaixo.
Fazer desporto ou praticar ioga é fundamental para que a nossa saúde mental não se ressinta
Desligar do trabalho é uma função que, muitas vezes, depende principalmente dos trabalhadores. Trata-se de evitar que o trabalho reine no nosso dia-a-dia e compreender que, por muito que nos preocupemos com o amanhã, não vamos resolver nada em casa.
Para o conseguirmos, inscrevermo-nos em atividades depois do trabalho ajudará a nossa mente a concentrar-se nelas e a afastar-se dessas preocupações.
O desporto pode ser o seu parceiro perfeito para evitar o stress e a ansiedade, praticar entre 30 minutos e uma hora de exercício por dia libertará endorfinas que melhorarão o seu estado de espírito. Ao vir ao GO fit, poderá desfrutar de diferentes disciplinas, tais como crossfit, bike, zumba, box… até descobrir a que melhor o ajuda a desligar do dia de trabalho. Além disso, exercícios como ioga e meditação são particularmente recomendados, uma vez que ajudam a canalizar os nervos e a viver mais calmamente.
É importante não consultar constantemente o correio eletrónico de trabalho
Como mencionámos anteriormente, a capacidade de nos desligarmos encontra-se em nós próprios, pelo que um passo muito grande para o conseguir será o facto de não consultar constantemente o nosso correio eletrónico fora do nosso dia de trabalho.
É possível que, de vez em quando, estejamos à espera de receber um correio eletrónico ou uma tarefa fora do nosso horário, mas isto não se deve tornar uma rotina. O trabalhador tem de saber desligar-se e investir tempo em si próprio.
Esta recomendação aplica-se também ao teletrabalho, onde é melhor criar um espaço de trabalho e outro diferente para se desligar dele ao final do dia.
E se não conseguirmos desligar durante a noite?
O momento mais crítico para pensar no trabalho é à noite. O silêncio e o prelúdio para o dia seguinte criam uma combinação perfeita para pensar sobre questões de trabalho.
Para evitar isto, o melhor a fazer é distrair-se e a melhor maneira de se acalmar é dedicar-se a hobbies como a leitura, onde encontramos títulos de todos os géneros que são uma verdadeira delícia para adormecer.
Antes de ir para a cama, podemos também meditar, para imergir o corpo e a mente num estado de relaxamento, longe das preocupações do trabalho.
Estes são alguns dos conselhos mais recomendados para evitar que o trabalho tenha um impacto negativo na nossa saúde mental. Agora é o momento de os pôr em prática para conseguir que o trabalho faça parte da nossa vida de forma saudável e sem nos controlar.