23 Janeiro, 2023

A saúde como motivação no desporto

MELHORAR A SUA SAÚDE PODE SER A SUA PRINCIPAL MOTIVAÇÃO

Saúde e motivação no exercício físico.

A motivação é um pilar fundamental para melhorar o nosso desempenho e para alcançar os nossos objetivos. É algo que deve estar sempre presente na mente de qualquer desportista, e que ajuda quase tanto como manter as pernas ágeis e os braços fortes, quando se trata de alcançar algo a que nos propomos.

É a ciência que o diz…

Diferentes estudos analisaram a teoria dos objetivos de realização (Nicholls, 1989) e a teoria da autodeterminação (Deci e Ryan, 2000) em relação à motivação para a prática de atividade física e o desporto como forma de melhorar a saúde. Por outras palavras, vemos que sabemos que, dependendo da nossa personalidade, a nossa forma de nos motivarmos será diferente.

As razões pelas quais escolhemos um ou outro objetivo, e as formas de nos motivarmos, são completamente diferentes em todos os seres humanos. E, por mais simples que possa parecer, por vezes, é complicado encontrar a motivação de que precisamos para dar esse empurrão rumo aos nossos objetivos.

No entanto, graças a diferentes estudos, incluindo os realizados pela nossa equipa de peritos do GO fit LAB, sabemos que 150 minutos de exercício físico por semana podem ajudá-lo a prevenir a obesidade, a diabetes ou doenças coronárias, cardiovasculares ou metabólicas. As evidências científicas deste facto são já uma razão de peso para muitos de nós praticarmos atividade física.

É por isso que, no GO fit, queremos encorajá-lo, naqueles dias em que se esquece dos seus objetivos, a lembrar-se de que estará sempre a fazer muito pela sua saúde.

É importante lembrar que, mesmo que haja dias em que se sinta menos motivad@, melhorar a sua saúde é sempre uma boa razão para valorizar o seu esforço e continuar a confiar nos seus objetivos.

Estas dicas poderão ajudá-l@ a manter-se motivad@ e a cuidar da sua saúde: