20 Dezembro, 2021

Dicas para um Natal mais sustentável

Como celebrar um Natal mais solidário e responsável com o planeta

Aproxima-se o Natal, um momento muito especial para nos reunirmos com as nossas pessoas e vivermos em comunidade a magia que envolve esta época festiva. Uma altura para desfrutar das refeições, dos presentes e planos de Inverno e, ainda mais, se o fizermos de forma sustentável, ajudando a sensibilizar os nossos entes queridos para o quão fácil e gratificante pode ser cuidar do planeta e ser solidários para com a nossa sociedade.
 

O Natal significa geralmente um grande aumento do consumo, com especial ênfase em todos aqueles produtos decorativos descartáveis ou presentes que, em breve, irão ficar a apanhar pó nas nossas casas; além do impacto das refeições copiosas, da iluminação excessiva ou do aumento desnecessário do aquecimento, numa tentativa de assegurar que nada corre mal numa época tão querida.

Existe alternativa?

Claro que sim! Desfrutar de um Natal mais sustentável é muito mais fácil do que possa parecer, e deixamos aqui algumas dicas simples para isso:

  • Ofereça momentos partilhados e experiências culturais. Quando pensamos nas nossas melhores memórias, a mente oferece-nos frequentemente momentos vividos com as pessoas mais próximas e não tanto qualquer produto ou presente material que tenhamos recebido. Oferecer experiências de lazer e culturais não é apenas uma opção que será muito apreciada, como também evitará o grande impacto do fabrico, do transporte e da utilização de muitos dos produtos oferecidos nesta altura do ano.
  • Decoração sustentável: cuidar e reutilizar decorações de Natal para as poder aproveitar todos os anos é uma opção muito boa, à qual podemos acrescentar a diversão, especialmente com os mais pequenos, criando as nossas próprias decorações com materiais que já tenhamos em casa, obtendo uma decoração única.
  • Seja solidário: num mundo com tantas desigualdades, partilhar é essencial para melhorar a vida dos outros e dar uma nova vida a todas as coisas que já não utilizamos. Doar alimentos, roupas, brinquedos ou comprometermo-nos financeiramente ou com o nosso tempo a uma causa digna é o melhor presente que pode dar a si própri@ no Natal.
  • Um Natal Zero Waste: em vez do modelo linear de usar e deitar fora, podemos apostar nos princípios da economia circular, tentando desfrutar de uma época festiva sem desperdícios. Limitar as compras e embalagens excessivas, reutilizar, reciclar e ajustar adequadamente o aquecimento nas nossas casas permitir-nos-á dar uma folga ao planeta.
  • Menu saudável e sustentável: o Natal costuma ser um mau exemplo do impacto da nossa alimentação, comendo demasiado, sem grande cuidado e deitando fora grandes quantidades de comida em bom estado. Mas temos a opção de dar um exemplo positivo, ajustando as nossas compras às nossas necessidades reais e tentando usar produtos da estação e locais, com uma maior quantidade de produtos frescos e vegetais, reduzindo, assim, os produtos processados e de carne.
     

Desfrutar de um Natal sustentável é muito fácil, proponha-se a isso!

Artigos relacionados