5 Agosto, 2022

Conhece a fruta noni?

Escrito por: GO fit

Propriedades e benefícios desta fruta

A fruta noni não é tão fácil de encontrar nos supermercados e hipermercados do nosso país como, por exemplo, as famosas laranjas de Valência, mas é um dos “superalimentos” mais recomendados hoje em dia pelos especialistas em saúde e nutrição que não deve ignorar. Originária do Sul da Ásia, cultivada principalmente na Índia, esta fruta, também chamada “garra do diabo”, esconde uma multiplicidade de propriedades especialmente boas para a saúde.

Propriedades e benefícios

Esta fruta, que se parece muito com uma anona, mas com espinhos, caracteriza-se pelos benefícios do seu elevado teor de proxenina, um componente que se transforma em xeronina no organismo, consegue equilibrar o metabolismo e ajudar em múltiplas funções biológicas.

Depois, as substâncias que mais contêm são a escopeletina, especialmente eficaz pelo seu poder antiinflamatório, as antraquinonas, que conseguem eliminar todo o tipo de bactérias do organismo, e os fitoesteróis, que reduzem a absorção de flavonóides antioxidantes e ácido linoleico e também garantem a correta absorção de colesterol mau e a dos oligossacarídeos e polissacarídeos nos intestinos.

Assim, esta grande amálgama de propriedades essenciais e benéficas que contém, refletir-se-á imediatamente na boa saúde de quem a toma: pode ser muito benéfica para doenças tão diferentes como a hipertensão, os diabetes, a asma ou as enxaquecas, entre muitas outras.

As suas qualidades antiparasitárias, antivirais e antibacterianas tornam-na boa para combater eficazmente a gastrite, as bactérias estomacais e as dolorosas úlceras, mas é também um bom cicatrizante para a pele, bem como depurar e regenerar o organismo graças aos seus muitos antioxidantes.

A fruta noni também é um “superalimento” com um elevado teor de fibra e acelerador do metabolismo, pelo que também é muito recomendável incluí-la em qualquer plano alimentar, como explicado no post “Menu semanal saudável e sem glúten”. O alimento, além de ajudar a perder peso de forma saudável e totalmente natural, também fortalece o sistema imunitário  e aumenta os níveis de energia física e mental.

Também é boa para o cérebro?

Sim, e vários estudos comprovam-no: a fruta noni melhora o funcionamento da glândula pineal do cérebro, uma das principais responsáveis pela regulação da melatonina e serotonina do ser humano. Estas duas substâncias são mais do que fundamentais para a adequada regulação do sono, do humor e dos ciclos hormonais, entre outras funções cerebrais.

Em suma, pode dizer-se que tanto a prática regular de desporto como o consumo deste ‘superalimento’ e outros ajudá-lo-ão a ser mais feliz.

Valor nutricional

Tomando 100 gramas de sumo de fruta noni como referência, por exemplo, esta seria a sua composição energética: 160 quilocalorias, 10 gramas de hidratos de carbono, 0,2 de gordura, 0,6 de proteína, 0,7 de fibra, 20 miligramas de cálcio e 7 de fósforo.

Como se deve tomar?

O mais habitual é beber, ou seja, beber sumo da fruta noni. Como é verdade que, no nosso país, ainda é uma fruta escassa e muito difícil de encontrar, o mais fácil é ir a uma ervanária de confiança ou comprar na Internet, para comprar na sua versão líquida. Uma boa ideia é misturar com adoçantes naturais para ser mais fácil de beber.

Outra forma de consumir é na forma em pó ou cápsulas, que também é mais fácil de obter do que a própria fruta. É mais aconselhável consumir os pós, uma vez que podem ser misturados com o iogurte ou smoothie que quiser. Um segredo: se quiser reduzir a celulite, a ervanária também vende as suas folhas secas para fazer chá. Dentro de alguns meses, aparecem os primeiros resultados.

É melhor tomar todos os dias logo de manhã, totalmente em jejum. A dose diária não deve exceder os 90 mililitros por dia. E, para ver os primeiros bons resultados na sua saúde e no seu bem-estar, deve tomar, pelo menos, todos os dias durante três meses seguidos, sem pausas.

No entanto, se quiser tomar durante um longo período, consulte primeiro um especialista, e se sofrer de doença hepática ou renal, marque uma consulta com o seu médico de clínica geral para orientação e para confirmar se pode ou não incluir a exótica e benéfica fruta noni na sua alimentação.