14 Fevereiro, 2022

Aprenda a cuidar do seu sistema cardiovascular

5 DICAS PARA MANTER O SEU SISTEMA CARDIOVASCULAR SAUDÁVEL

Como evitar possíveis doenças cardíacas.

O Dia Mundial do Coraçãoé um dia que ocupa todos os anos um lugar no nosso calendário, pois nunca é tarde demais para recordar a importância de cuidar do seu coração através do exercício físico regrado e regularmente.

Preste atenção a estas recomendações para manter em forma o músculo mais importante que tem. A felicidade também se treina!

Por que é que o nosso coração é vital?

O nosso sistema cardiovascular é composto pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue. As suas funções são muitas e, entre elas, estão as de nutrição, proteção e até transporte de resíduos. O sistema cardiovascular deve chegar a todas as células do corpo e responder imediatamente perante qualquer alteração no ambiente interno para manter todos os sistemas do corpo a funcionar eficientemente. Mesmo quando estamos em repouso, trabalha de forma ininterrupta para satisfazer as necessidades dos tecidos do nosso organismo.

El doutor Carlos Macaya, presidente da Fundação Espanhola do Coração, sabe que os benefícios cardiovasculares da prática da atividade física são inúmeros: melhora a estrutura e a função tanto do coração como dos vasos sanguíneos, contribuindo para reduzir a tensão arterial e a frequência cardíaca, os níveis de colesterol, ao mesmo tempo que diminui o peso gordo e facilita o controlo dos níveis de glicose. Mas o que talvez não se saiba é que as vantagens do exercício físico são também evidentes em pessoas que já tenham tido algum episódio cardíaco.

O nosso coração é um órgão vital que não só deve cuidar, como também aprender a estimular para melhorar a sua funcionalidade, pois as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacidade a partir da meia idade nos países desenvolvidos.

NO GO fit, queremos ajudá-lo!

Eis algumas dicas que poderá pôr em prática nos nossos centros para o ajudar a melhorar a saúde do seu coração:

  • Pratique atividades da família cardio, como bike ou box. Nestas atividades, aumentará as pulsações do seu corpo, promovendo o aumento do seu VO2 máximo, o que fará com que o seu coração se torne um músculo mais forte, resistente e saudável. Intercalar este tipo de aulas com treino de força noutros dias seria o ideal para manter a saúde do seu corpo todo e uma boa forma.
  • Para além de dedicar, pelo menos, alguns dias a treinos de cardio, é importante evitar um estilo de vida sedentário. Pequenos gestos podem ser muito benéficos para manter o seu coração ativo, tais como subir as escadas em vez de apanhar o elevador ou vir para o GO fit a pé em vez de carro (sempre que possível), além disso, pode ser a primeira parte do seu aquecimento.
  • Inclua frutos secos, azeite extra virgem, frutos vermelhos, uvas ou chocolate preto na sua alimentação. Todos estes alimentos são muito bons para o seu coração, mas, neste artigo, deixamos-lhe mais alguns. Evite os alimentos ultraprocessados ou fritos.

E se precisar, pode sempre contar com os nutricionistas especialistas do nosso Serviço de Nutrição poderão ajudá-lo a atingir os seus objetivos e a adquirir o hábito de comer de forma saudável.

  • Afaste-se do stress e aproxime-se do teu lado zen. Recomendamos-lhe que termine o seu dia de trabalho com uma sessão de qualquer uma das nossas atividades Body Mind, tais como Yoga, Zen ou, se preferir, com uma meditação antes de ir para a cama. Quando terminar, notará como o seu corpo deixa todo o stress do dia para trás para dar as boas-vindas aos bons pensamentos e ao bem-estar. É importante ouvir o seu corpo, mas também a sua mente, e quando este lhe pedir para parar, dê a si próprio alguns momentos de relaxamento. Verá como a sua forma de ver o dia muda!
  • E, claro, não fume.

No GO fit, o nosso pessoal profissional e especializado em exercício físico regrado será o seu guia para treinar de maneira segura, eficaz e eficiente. Viva mais e melhor com o GO fit!

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