7 Junho, 2022

Exercícios para grávidas por trimestres

O desporto durante a gravidez é muito positivo. Embora tenhamos de ter cuidado com o tipo de exercícios que fazemos, a verdade é que estar ativo ajuda-nos a melhorar a nossa qualidade de vida e os cuidados com o futuro bebé.

Controlada por trimestres, a ideia é que a mulher possa desfrutar de uma vida saudável, bem organizada e com tudo o que o seu bebé precisa para estar bem, mas que atividades posso fazer? Ficarei igual se decidir não os fazer? Estas perguntas, que foram respondidas por diferentes estudos, são as perguntas que qualquer grávida faz a si própria antes de começar.

Quais são os melhores exercícios durante a gravidez?

Há muitos exercícios para grávidas. Para além dos que fazemos para relaxar ou suster a respiração, o corpo necessita de uma série de movimentos para se manter ativa. Divididos por trimestre, a fim de manter tudo sob controlo, existem várias opções à nossa disposição:

Exercícios durante o primeiro trimestre

É no primeiro trimestre que se deve ter o maior cuidado com os movimentos. Com exercícios cardiovasculares leves, conseguiremos manter o nosso corpo em forma e libertaremos todas aquelas tensões que a novidade do nosso estado pode provocar. Caminhar trinta minutos por dia ou dar uma volta de bicicleta será mais do que suficiente para o objetivo final.

Exercícios no segundo trimestre

Quando tivermos chegado ao segundo trimestre, o corpo está pronto para assumir um pouco mais de resistência. A natação, que sempre foi um dos desportos mais completos, é um dos melhores para esta fase, uma vez que não só exercita o seu corpo, como também estimula o seu futuro bebé.

Exercícios durante o terceiro trimestre

Quando atingimos o terceiro trimestre de gravidez, os exercícios tornam-se muito pessoais e, dependendo do ritmo da mãe, optamos por uns ou outros movimentos, de nível inferior para nível superior. De um modo geral, os desportos aeróbicos são recomendados, mas sempre com a máxima cautela.

Quais são os benefícios da gravidez ativa?

Agora que sabemos os exercícios mais recomendados para cada etapa da gravidez, o passo seguinte é falar sobre as vantagens de praticar desporto para a nossa saúde durante esses meses:

Fortalecimento abdominal

Está comprovado que fazer desporto durante a gestação ajuda a fortalecer os músculos abdominais. Ao aumentar o tónus muscular e aliviar as dores relacionadas com a gravidez, tornaremos tudo muito mais fácil e melhor para nós como futuras mães.

Reduzir as varizes

As varizes são muito comuns nas grávidas, aparecendo tanto na barriga como nas pernas. Caminhar trinta minutos por dia, fazer exercício físico no ginásio e tomar banhos de água quente ajudará a reduzir consideravelmente as varizes. Vamos a isso?

Aumento de flexibilidade

Não é mistério nenhum que as grávidas são menos flexíveis. Devido ao que carregam na barriga, o peso torna-se um pouco maior e a capacidade de movimento reduz mais do que o normal. Com o exercício, melhoramos a elasticidade dos tecidos moles e, consequentemente, conseguimos uma melhor qualidade de vida.

Reduz o stress

É comum sentir mais stress derivado do nosso novo estado. O desporto é o parceiro perfeito para nos acalmar, podendo aliviar diferentes situações de angústia, nervosismo e picos de ansiedade que possa sentir.

Favorece o descanso

As grávidas podem dormir muito, mas também têm crises de insónias. Para manter o ritmo do sono, não há nada melhor do que fazer exercícios regulares ou um desporto de que gostamos para descansar mais e ganhar qualidade de vida. Não pare!

Em suma, a gravidez ativa é a melhor alternativa que temos durante a gestão do nosso futuro bebé. Os exercícios, regulados por trimestres para que haja um acompanhamento por parte do obstetra, foram estudados o tempo suficiente para que possamos estar cientes do quão bem fazem.

No GO fit, não só potenciamos o desporto para mulheres em estado de graça, como também temos uma série de programas destinados a grávidas e à saúde durante a gravidez. Assim, incentivada por outras mulheres que estão na mesma situação, poderá juntar-se e ver como cada uma está a levar o seu processo.

Não pense duas vezes! Se estiver no primeiro trimestre da gravidez e quiser fazer desporto de forma organizada, no GO fit, será orientada pelos melhores profissionais da área sobre tudo o que precisa para estar a par e o tipo de movimento certo para cada fase do seu estado. Vem?

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