20 Fevereiro, 2023

Os diferentes tipos de treino Cross Training

Escrito por: Isabel Macías Chow

Escrito por Isabel Macías Chow

Tipos de treino em Cross Training

Sabia que existem diferentes modalidades de treino de Cross Training? Embora já todos tenhamos ouvido falar, muitas vezes, não sabemos exatamente em que consiste este trabalho. Mas o que ninguém duvida é que o Cross Training é um treino de força.Devemos saber que vamos encontrar termos específicos quando virmos o nosso WOD (Workout of the Day ou “Treino do Dia”), pois existem diferentes tipos de exercícios que podem ser incluídos, dependendo do objetivo. De seguida, explicamos quais são os WOD mais populares.

 As vantagens do treino de Cross Training

A base de todos os tipos de treino de Crossfit é o treino funcional, onde se realizam exercícios que envolvem diferentes grupos ou cadeias musculares e não se exercita um músculo isoladamente. Por isso, a sua capacidade de fortalecer músculos estabilizadores é muito importante, pois, em todos estes exercícios, é essencial uma boa postura corporal

Os tipos de treinos de Cross Training são muito variados, pois as rotinas de exercícios costumam ser compostas por várias estações com diferentes movimentos e elementos, é importante que, nesta modalidade, não sejam utilizadas as máquinas da sala. 

Regra geral, estas sessões de treino duram entre 30 minutos, se forem de intensidade alta como o nosso HIIT Express, e 45 minutos, se utilizarmos um treino combinado e com diferentes elementos, como no GO fit CROSS.

Se começou há pouco tempo a praticar Cross Training, poderá sentir-se um pouco perdido com os termos. É por isso que vamos mostrar-lhe os 5 tipos de treino de Crossfit mais habituais, tentaremos ver em que consistem e qual o seu objetivo, e isso vai ajudá-lo a conhecer melhor o vocabulário crossfiteiro.

Diferentes modalidades de Cross Training

Chegou a altura de falar sobre as diferentes modalidades de treino em Cross Training que podemos encontrar na descrição do nosso treino diário. Explicamos quais são os tipos de WOD mais frequentes: 

  • AMRAP (As Many Rounds As Possible): tal como a sigla em inglês indica, neste modo de treino, o objetivo é realizar o maior número possível de rondas dos exercícios indicados, num tempo previamente estabelecido. Por exemplo, é-nos indicado um AMRAP de 15 minutos e quatro exercícios, devemos executar o maior número possível de rondas destes movimentos no período estabelecido.
  • EMOM (Every Minute On a Minute): pretende-se realizar uma série de repetições de um ou vários exercícios dentro de 1 minuto durante os minutos previamente indicados pelo instrutor. É uma modalidade de Crossfit muito intensa que termina quando não se consegue completar um minuto de um exercício ou quando os minutos estabelecidos pelo instrutor se esgotam.
  • Tabata: é um dos termos mais generalizados, mas temos de saber exatamente o que é. É um modo de treino intervalado, onde o objetivo é realizar 8 rondas ou repetições em 20 segundos de execução do exercício intenso, com 10 segundos de descanso. Pode consistir em 8 exercícios diferentes ou um, dois ou quatro movimentos. São apenas 8 rondas, dê o seu melhor! 
  • For Time ou Por tempo: Este tipo de WOD consiste na realização de um número determinado de repetições ou rondas num limite de tempo para atingir o objetivo. Temos de completar uma série de exercícios ou um determinado número de repetições e registar o tempo em que se realiza, tentando fazê-lo no mais curto espaço de tempo possível. Costuma existir um tempo máximo para os realizar

Como pode ver, existem vários tipos de treino em Cross Training para encontrar aquele que mais lhe agrada. Agora que já sabe tudo o que o Crossfit e as suas diferentes modalidades lhe podem oferecer, não pode faltar às nossas aulas de GO fit Cross, onde pomos em prática todas estas modalidades de treino! Está na hora de ficar em forma.