10 Agosto, 2022

O que é a astenia de Verão?

Embora geralmente adoeçamos mais facilmente no Inverno, o Verão também traz consigo uma diminuição das nossas defesas. As ondas de calor intensas nesta estação podem ter um efeito negativo no nosso sistema imunitário. De facto, estas mudanças de temperatura podem levar a um cansaço extremo, conhecido como astenia de Verão.

Para além do esgotamento, esta doença pode fazer com que as situações mais simples se tornem grandes desafios.Isto torna difícil para muitas pessoas manterem-se a par das suas atividades laborais ou manterem-se ativas durante o Verão. Embora possa ser confuso, a resposta está provavelmente relacionada com a astenia de Verão.

Este termo é utilizado para se referir ao esgotamento crónico causado pelas altas temperaturas do Verão. A astenia de Verão caracteriza-se pela falta de energia e motivação. Ao contrário do cansaço normal, esta não se resolve dormindo. Efetivamente, este tipo de fadiga leva a perturbações do sono e pode afetar as nossas capacidades intelectuais.

Quais são os sintomas deste tipo de fadiga?

Diz-se que uma pessoa sofre de astenia de Verão quando, devido ao cansaço, não consegue realizar atividades que costumava fazer normalmente. É por isso que os afetados procuram frequentemente aconselhamento médico para uma resposta a este cansaço inexplicável. Dada a semelhança com o cansaço normal, o seu diagnóstico é complicado. Há que prestar atenção à sua sintomatologia.  

Embora os seus sintomas sejam variados, as pessoas com astenia de Verão geralmente têm problemas físicos, tais como perda considerável de peso e dores musculares. Assim como febre, alterações do sono e até doenças cardíacas. E, a nível emocional, pode causar insónias, ansiedade, depressão e irritabilidade. É certamente uma condição bastante complicada de diagnosticar.

Embora estes sintomas possam variar de pessoa para pessoa, é melhor consultar um médico. Na consulta, o especialista realiza um exame físico ao paciente para encontrar a causa da astenia. Para além deste exame exaustivo, apoia-se também no historial médico do afetado. Agora, para analisar a parte psicológica, é importante conhecer o estado mental do paciente, tanto a nível pessoal como profissional.

Causas da astenia de Verão

Como mencionado acima, a astenia de Verão está geralmente associada ao sol do Verão. Os casos desta patologia são mais frequentes nos meses quentes do ano. No entanto, também responde a outros fatores. Por exemplo, a problemas pessoais, familiares ou profissionais que se manifestem sob a forma de cansaço.

Da mesma forma, tomar medicamentos, tais como hipnóticos, antidepressivos, e anti-histamínicos, também pode causar esta patologia. Inclusive, está associada a insuficiência renal crónica, doença hepática crónica, insuficiência cardíaca crónica, hipotiroidismo, diabetes e outras doenças que podem causar um esgotamento extremo.

Mas como podemos combater a astenia de Verão?

Tipicamente, a astenia de Verão dura cerca de 20 dias e os seus sintomas aumentam durante a tarde. Em alguns casos, quando associada a perturbações depressivas, ansiedade e stress, a sua duração prolongar-se. Embora não haja um tratamento fixo para a astenia, podemos lidar com ela melhorando os nossos hábitos alimentares, praticando atividades físicas e descansando.

Alimentação

Para lidar com esta patologia, recomenda-se evitar o consumo de fritos e álcool, uma vez que alteram o funcionamento do fígado. É também aconselhável levar uma alimentação rica em frutas e legumes, especialmente as ricas em antioxidantes. E, claro, não nos devemos esquecer de beber muita água. 

Atividades físicas

Para além de cuidarmos da nossa alimentação, temos de incluir a prática de atividade física nas nossas vidas. O exercício físico é fundamental para relaxarmos, enchermo-nos de energia e descansar melhor durante a noite. Contudo, evite a prática destas atividades quando a temperatura for muito elevada, pois o calor pode ser contraproducente.

Descanso

Respeitar as nossas horas de sono é essencial, quer tenhamos astenia de Verão ou não. Por isso, é essencial dormir entre 6 e 8 horas por dia, a uma temperatura agradável para nos ajudar a conciliar o sono. Por isso, tente cuidar dos horários da sua alimentação e do seu descanso. Isto irá ajudá-lo a evitar problemas maiores e ajudar o seu corpo a regular os seus ciclos.

O que acontece se a astenia se tornar crónica?

Se, passados vinte dias, os sintomas de astenia de Verão piorarem, estamos provavelmente a lidar com fadiga crónica, que se pode prolongar até seis meses. Nesses casos, recomenda-se terapias comportamentais cognitivas e exercício físico gradual.

Em todo o caso, se achar que pode estar a sofrer de astenia, a melhor opção é consultar um médico. Seja o mais claro possível, e não deixe que nenhum sintoma passe despercebido!

Artigos relacionados

27 Julho, 2022 Descanso

7 min

O burnout

O que é o burnout? Nos últimos anos, temos ouvido falar de burnout ou síndrome de esgotamento profissional. Esta síndrome...

Ler mais

21 Julho, 2022 Descanso

6 min

O descanso ativo

O que é o descanso ativo? Realizar um exercício de intensidade inferior à do treino habitual é o segredo para...

Ler mais