20 Dezembro, 2021

Os melhores planos para o fim de semana de descanso que merece este Natal!

Descubra o que fazer no fim de semana para descansar e recarregar baterias

O que podemos fazer num fim de semana de descanso?

Também chega ao final do fim de semana mais cansado do que no início? Era suposto ser para descansar, não era?

No GO fit, acreditamos que um dos pilares para ter uma vida plena e saudável é um bom descanso, e para isso, a melhor opção é aproveitar ao máximo os seus fins de semana aproveitando todos os seus planos, sem esquecer o descanso ativo.

E se falamos do Natal, dar prioridade ao descanso torna-se um objetivo extremamente importante nesta altura do ano. Porquê? Porque os fins de semana vão ser ainda mais longos com as férias pelo meio, os planos não vão parar de aparecer… Prepare-se porque o que está para vir será intenso! E é precisamente por isso que, no GO fit, nos propusemos, mais uma vez, a ajudá-lo a ser mais feliz e mais capaz neste Natal.

Temos os melhores planos para descansar (e aproveitar) nesta época festiva.

  1. Dê um passeio relaxante pela sua cidade e desfrute das luzes de Natal com toda a família.
  2. Passe tempo fora da cidade. O encanto natalício das aldeias é algo especial digno de admirar em qualquer altura do ano, mas no Natal, é definitivamente algo que não pode perder. Planeie uma escapadela com toda a sua família e relaxe longe de tudo!
  3. Visite o nosso spa. Existe alguma coisa melhor do que um merecido descanso no nosso spa e saber que está um frio de rachar lá fora? De certeza que há poucos lugares onde se sentirá mais à vontade do que aqui 😉
  4. Faça um ritual. No Natal, com todos os jantares, almoços, visitas, etc., é uma ótima altura para aproveitar o tempo extra que tem para fazer um ritual de autocuidado em casa e ficar resplandecente!
  5. Visite um mercado tradicional. Nesta altura do ano, os mercados abundam, que podem ser outra desculpa perfeita para dar um passeio, e porque não, aproveitar a oportunidade para comprar algum presente em falta…

Dicas para que todos estes planos não o sobrecarreguem.

  • Ouça o seu corpo

A primeira coisa a ter em conta quando escolhemos o que fazer no fim de semana é ouvir o nosso corpo. Muitas vezes, apesar de termos tido uma semana agitada, enchemo-nos de compromissos e planos para o fim de semana que não nos permitem fazer o que realmente queremos, que é descansar. Por isso, é importante prestar atenção ao nosso corpo e aprender a dizer não, se for necessário. Ninguém ficará zangado connosco por querermos ter um fim de semana de descanso!

  • Durma o suficiente

Como já dissemos, o descanso é ideal para repor energia para as nossas atividades diárias e também os treinos, pelo que dormir, pelo menos, 8 horas é fundamental para a saúde. E se, no seu fim de semana de descanso, sentir que até precisa de uma sesta, força!

O nosso corpo desempenha demasiadas funções durante a semana para o privar de uma boa noite de sono, por isso, passar muito tempo na cama é um dos grandes planos para o fim de semana de descanso que merecemos!

  • Mantenha-se hidratado

Embora uma hidratação correta seja fundamental todos os dias, manter-se hidratado no nosso fim de semana de descanso também é: como já sabemos, a água lubrifica o organismo, incluindo os nossos músculos e as nossas articulações, e ajuda-nos a reduzir o desconforto no nosso corpo, tais como contraturas ou cãibras.

  • Cuide da sua alimentação

Comer alimentos saborosos e saudáveis é um dos grandes planos para o fim de semana de descanso que desejamos! Muitas vezes, as obrigações da semana levam-nos a comer à pressa e mal, por isso, demorar-se a cozinhar é outra atividade de fim de semana que pode ser muito agradável.

Seja para nós próprios, para o nosso parceiro, ou para os nossos amigos, cozinhar com prazer e sem pressa é outra das excelentes ideias para o nosso fim de semana de descanso, e dar prioridade às proteínas, frutas e legumes frescos no nosso prato, também! 

  • Pratique os seus passatempos preferidos

Ver filmes, ouvir música, fazer ioga, ler, tocar o seu instrumento favorito ou fazer consertos em casa também podem ser grandes aliados para o nosso fim de semana de descanso. Dedicar tempo para os nossos hobbies ajudar-nos-á a recarregar baterias e voltar renovados à nossa rotina diária.

Experimentar novos passatempos, seja sozinho, com o nosso parceiro ou amigos, tais como fazer puzzles ou cozinhar (se não o fizermos já!) também são grandes planos para o fim de semana de descanso ideal.

  • Desfrutar da casa ou passear sem horários! – passear e ver as luzes de Natal

Aproveitar para passar tempo a relaxar em casa ou dar passeios sem pressas são também boas opções quando se pensa no que fazer durante o fim de semana de descanso. Quantas vezes acontece, na nossa rotina, a nossa casa ser apenas o lugar onde comemos e dormimos? Desfrutar de estar em casa sem horários nem obrigações é outra grande ideia para o fim de semana…

Conhecer um lugar novo ou dar um passeio sem olhar para o relógio são outras das atividades para o fim de semana que certamente apreciaremos!

  • O que deveríamos evitar no nosso fim de semana de descanso?

Agora que já temos algumas ideias sobre o que fazer no fim de semana de descanso que tantas vezes desejamos, no GO fit, gostaríamos de relembrar alguns exercícios de Mindfulness que podem ser muito úteis e benéficos para o nosso fim de semana de descanso:

  • Não ingerir cafeína nem açúcar antes de ir dormir 

Comer alimentos ricos em açúcar, ou beber cafeína ou álcool demasiado perto da hora de dormir pode interferir com o nosso processo natural do sono ou provocar insónias, pelo que é conveniente evitá-los antes de dormir, seja num dia de semana, seja num fim de semana de descanso. Uma alimentação saudável e leve é a melhor receita antes de ir para a cama!

  • Não realizar atividades que exijam energia em excesso 

Outro dos exercícios de Mindfulness que já partilhámos no GO fit tem que ver com a realização de atividades tranquilas ou relaxantes ao final do dia. Praticar ioga, tomar um banho quente, desenhar, ler ou até mesmo ouvir música relaxante num local agradável também podem ser grandes planos para um fim de semana de descanso. 

  • Desligar os ecrãs!

Ter um fim de semana de abstração digital é outra das grandes ideias para o nosso fim de semana de descanso! Não é preciso não utilizar o telemóvel ou o computador o dia todo, mas é preciso, pelo menos, algum tempo para desligarmos!

Como já falámos, apagar a televisão, o computador ou inclusive não utilizar o telemóvel algumas horas antes de ir para a cama vai ajudar a abstrairmo-nos das nossas obrigações ou outras atividades, descansar a mente (e os olhos!) dos ecrãs e passar um fim de semana de descanso agradável e diferente.

  • Libertar pensamentos e preocupações!

Muitas vezes, quando estamos prestes a ter um fim de semana de descanso, a nossa mente enche-se de pensamentos e preocupações, e não podemos relaxar a sério… No GO fit, já falámos de outra grande ideia do Mindfulness para evitar isto… 

É muito simples! Antes de começarmos o nosso tão desejado fim de semana de descanso, podemos anotar num papel todas as preocupações e pensamentos que nos perseguem. Depois, do outro lado da página, podemos anotar as soluções possíveis e guardá-lo em algum lugar de que nos lembremos. 

Escrever as nossas preocupações num papel ajudar-nos-á a libertar a nossa mente delas e a fazer-nos sentir que são muito mais fáceis de gerir. Experimente! E agora, sim, já podemos desfrutar do nosso fim de semana de descanso!

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