O desporto e a saúde mental são um tandem forte e inseparável para a recuperação. O aumento das emoções negativas próprias da depressão e da ansiedade produzem efeitos diferentes no nosso organismo. Num contínuo que vai da letargia à inquietação, qualquer desconforto psicológico melhora enormemente com o exercício físico. Mas qual é a melhor atividade em cada caso? Descubra com o GO fit como o desporto é uma ferramenta poderosa para ajustar o nosso equilíbrio mental.
Porque é que o desporto melhora a saúde mental?
A nossa mente é um órgão complexo que regula as emoções e controla todas as funções corporais. A ciência apenas formula hipóteses sobre a origem de certas perturbações do humor, mas sabe-se que eventos produzem desequilíbrios químicos no cérebro. É aqui que entram em jogo os inúmeros benefícios do desporto para a mente.
O cérebro dedica-se incansavelmente a transmitir mensagens às células nervosas. Deve fazê-lo utilizando determinadas substâncias químicas chamadas neurotransmissores, que participam na geração das mais variadas emoções. A psicologia acredita que o desporto ativa fortemente estas substâncias tão necessárias, com um consequente efeito positivo na saúde. Estes 5 neurotransmissores representam, em si mesmos, os 5 benefícios de fazer exercício:
- Serotonina. Hormona envolvida no sentimento de autoestima e autoconfiança.
- Endorfina. Considerada um analgésico natural, é segregada após a realização de exercício contínuo. Ajuda a combater o stress, a ansiedade e o mal-estar excessivo causado por certas emoções.
- Oxitocina. Favorece o sentimento de pertença ao grupo e fortalece os laços emocionais na prática do desporto em grupo.
- Dopamina. Chama-se a hormona do prazer e é gerada graças ao reforço. Por exemplo, quando quebramos barreiras que pensávamos serem impossíveis graças ao treino.
- Norepinefrina. A sua elevada presença em certas regiões do cérebro está relacionada com o stress. Por conseguinte, é produzida em menor quantidade nas pessoas que treinam frequentemente.
Que desporto é bom para a nossa saúde mental
Os benefícios do desporto para a saúde mental estão associados a estratégias de confronto saudáveis. Controlar a ansiedade ou a depressão através do exercício é um reforço que produz alterações cerebrais muito positivas. Em vez de beber álcool, comer demais ou ficar obcecado com sentimentos de impotência, experimente calçar as sapatilhas de desporto.
Para potenciar o efeito do desporto na saúde mental, é necessário encontrar a atividade desportiva que mais nos motiva. Deve também ser incorporado na rotina diária, algumas vezes por semana e à mesma hora. Não há problema se um dia não puder. O objetivo é tornar o exercício físico um eixo da sua saúde mental, para não desistir dele. Eis algumas sugestões que poderá integrar de acordo com as suas necessidades:
- Mindfulness. Não é um desporto em si, mas tem a respiração como principal ferramenta para relaxar e estar consciente no momento presente. Por isso, muitos desportistas utilizam-no para melhorar o seu desempenho. A atenção plena treina a concentração e favorece a gestão adequada da ansiedade e dos pensamentos obsessivos.
- Ioga. Correlaciona-se com uma boa gestão do stress e é considerado um desporto que promove a saúde mental em geral. Ficou comprovado que é útil para quem deseja perder peso, reduzir os sintomas da menopausa e das dependências.
- Pilates. A concentração, a respiração e o alinhamento corporal alcançados com este método são um meio de aprender a canalizar a ansiedade e modular as respostas ao stress físico, mental e emocional.
- Exercício aeróbico. O cardio é uma extraordinária ferramenta libertadora da ansiedade. Correr, andar de bicicleta, nadar, dançar ou atividades em grupo tais como o boxe, a aeróbica ou a zumba são atividades endorfinérgicas espetaculares.