Prepare-se para um dezembro saudável cuidando da alimentação
Desfrute de um Natal sem excessos e cheio de vitalidade com estes 11 conselhos nutricionais.
As festas de Natal ainda parecem muito distantes, mas, quando dermos por nós, teremos que enfrentar milhentas tentações que nos rodeiam, pondo à prova a nossa força de vontade e o nosso autocontrolo. É complicado não cair em alguma, pelo que a previsão é o mais importante. Não espere que passe o Natal para se sentir mal pelo aumento de peso, isso levá-lo-á a manter um círculo vicioso de subidas e descidas rápidas na balança.
Siga estes conselhos para desfrutar da época mais bonita do ano sentindo-se bem e que os excessos não lhe saiam caros!
- O mais importante é a constância. Se se mantiver constante durante todo o ano e trabalhar pouco a pouco para melhorar os seus hábitos, não terá receio da chegada do Natal, vai, sim, vivê-la como qualquer outra época.
- Inclua, pelo menos, duas porções por dia de verduras e hortaliças, pois são alimentos muito saciantes, além de nutritivos, mas com um baixo aporte calórico.
- Proteína de qualidade, alterne o aporte de proteína, durante a semana. Carne magra, peixes brancos e mariscos, ovos, legumes, frutos secos e peixes azuis mais pequenos.
- Hidratos de carbono de qualidade. Inclua cereais integrais e tubérculos, num terço do seu prato habitual, sobretudo nos dias ou nos momentos em que fizer atividade física. Estes proporcionar-lhe-ão a energia suficiente para manter o seu rendimento desportivo!
- Água, como bebida estrela. Limite ou evite ao máximo os refrigerantes e as bebidas alcoólicas, pois aportam, não só uma grande quantidade de calorias, como também o seu consumo está relacionado com um aumento do risco de padecer de doenças.
- Entre refeições, como sobremesa, ou sempre que tiver apetite, coma fruta da estação, dando prioridade ao seu consumo inteiro, pois, por terem um alto teor em fibra e água, são muito saciantes, e uma opção mais adequada do que os bolos ou doces comerciais.
- Tome boas decisões. Nos dias-chave em que for comer mais e fora do habitual, não se preocupe, tente escolher a opção mais saudável dentro da oferta. E compense durante o dia, se souber que vai jantar mais, faça as restantes refeições mais ligeiras.
- Diminua a sensação corporal de inchaço. Para melhorar as digestões e limitar os gases, pode incluir alimentos diuréticos, como a melancia, o ananás, os espargos ou a alcachofra. Além disso, depois das refeições, pode tomar infusões carminativas (diminuem os gases), como as de funcho ou menta.
- Mantenha uma vida ativa, ande a pé ou de bicicleta, sempre que lhe for possível, suba escadas, conte os passos que dá e estabeleça novos desafios.
- Pratique atividade física regularmente. Fazer exercício é fundamental para se manter saudável. Devemos treinar o nosso corpo, aumentar e trabalhar a força muscular é imprescindível para aumentar o nosso gasto energético diário, assim, o nosso consumo de energia será maior do que se tivermos só menos gordura.
- Descanse.
Manter uma vida ativa e saudável o ano todo é a melhor forma de estar preparado no Natal.
O segredo é aprender a comer, escolher opções adequadas em casa e fora, saber interpretar os rótulos e planear o carrinho das compras. Estabeleça desafios diários que possa ir superando e, pouco a pouco, chegará ao seu objetivo.
O mais importante é desfrutar das festas em família e não se preocupar com os excessos. Viva mais e melhor com o GO fit!