O exercício físico e uma dieta equilibrada, juntamente com a medicação, é a base do tratamento
O que é a Diabetes Mellitus?
A Diabetes Mellitus é uma doença crónica que se caracteriza por aumento da glicose (açúcar) no sangue devido ao défice na produção ou ação da insulina.
Qual o tratamento para a Diabetes?
A prática regular de atividade física e seguir um plano alimentar saudável e equilibrado juntamente com a medicação, como antidiabéticos orais ou insulina, é a base do tratamento da Diabetes, uma vez que:
- Contribui para a estabilidade dos valores glicémicos
- Ajuda a manter um peso corporal saudável
- Diminui os riscos de doenças cardiovasculares
Além disso, é importante relembrar que, no caso de pacientes com diabetes tipo 2 com excesso de peso ou obesidade, a redução de peso será o principal objetivo terapêutico. A restrição calórica e a consequente perda de peso podem melhorar o metabolismo dos hidratos de carbono, aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar a função das células beta no pâncreas, pelo que se poderá reduzir ou suprimir a administração de insulina ou de medicamentos antidiabéticos orais
Recomendações alimentares para a Diabetes:
- Realize várias refeições ao longo do dia:
Evite estar mais de três horas sem comer durante o dia e mais de oito horas durante a noite.
- É importante consumir uma quantidade adequada de hidratos de carbono às refeições com o intuito de evitar hiper ou hipoglicemias. Além disso, este consumo deve ser adaptado ao tratamento farmacológico e à prática de exercício físico.
- Garanta uma hidratação adequada:
– Beba 1,5L a 2L de água por dia (8 a 10 copos de água por dia. Pode ainda beber água sob a forma de infusão de ervas sem açúcar).
- Reduza o consumo de sal substituindo-o por ervas aromáticas.
- Evite alimentos ricos em açúcares:
– Evite refrigerantes, compotas, mel, chocolates, bolos e doces.
- Aumente a quantidade de fibra na dieta, de modo a diminuir a glicémia após as refeições e aumentar a saciedade. As recomendações são as mesmas que para a população não diabética: 20-30g/dia.
- O consumo de álcool deve ser evitado, uma vez que altera o funcionamento da insulina e pode provocar hipoglicemias.
Que quantidade de fruta posso comer por dia?
Pode comer 3 a 5 peças de fruta por dia, dependendo das suas necessidades energéticas e nutricionais, sendo que 1 peça de fruta equivale por exemplo a ½ banana média (65g) ou manga (135g) ou papaia (170g) ou 5 morangos médios (270g) ou 8 bagos de uva ou 125g de framboesas/mirtilos ou 1 maçã média (115g) ou 1 laranja média (170g).
Em caso de dúvida consulte o seu nutricionista para saber qual o plano alimentar mais adequado às suas necessidades individuais.