11 Novembro, 2021

Descubra como cuidar da sua dieta na diabetes

Escrito por: GO fit

O exercício físico e uma dieta equilibrada, juntamente com a medicação, é a base do tratamento

O que é a Diabetes Mellitus?

A Diabetes Mellitus é uma doença crónica que se caracteriza por aumento da glicose (açúcar) no sangue devido ao défice na produção ou ação da insulina.

Qual o tratamento para a Diabetes?

prática regular de atividade física seguir um plano alimentar saudável e equilibrado juntamente com a medicação, como antidiabéticos orais ou insulina, é a base do tratamento da Diabetes, uma vez que:

Além disso, é importante relembrar que, no caso de pacientes com diabetes tipo 2 com excesso de peso ou obesidade, a redução de peso será o principal objetivo terapêutico. A restrição calórica e a consequente perda de peso podem melhorar o metabolismo dos hidratos de carbono, aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar a função das células beta no pâncreas, pelo que se poderá reduzir ou suprimir a administração de insulina ou de medicamentos antidiabéticos orais

Recomendações alimentares para a Diabetes:

  • Realize várias refeições ao longo do dia:

                        Evite estar mais de três horas sem comer durante o dia e mais de oito horas durante a noite.

  • É importante consumir uma quantidade adequada de hidratos de carbono às refeições com o intuito de evitar hiper ou hipoglicemias. Além disso, este consumo deve ser adaptado ao tratamento farmacológico e à prática de exercício físico.
  • Garanta uma hidratação adequada:

                      –  Beba 1,5L a 2L de água por dia (8 a 10 copos de água por dia. Pode ainda beber água sob a forma de infusão de ervas sem açúcar).

  • Reduza o consumo de sal substituindo-o por ervas aromáticas.
  • Evite alimentos ricos em açúcares:

                     –   Evite refrigerantes, compotas, mel, chocolates, bolos e doces.

Que quantidade de fruta posso comer por dia?

Pode comer 3 a 5 peças de fruta por dia, dependendo das suas necessidades energéticas e nutricionais, sendo que 1 peça de fruta equivale por exemplo a ½ banana média (65g) ou ⠓ manga (135g) ou ⠓ papaia (170g) ou 5 morangos médios (270g) ou 8 bagos de uva ou 125g de framboesas/mirtilos ou 1 maçã média (115g) ou 1 laranja média (170g).

Em caso de dúvida consulte o seu nutricionista para saber qual o plano alimentar mais adequado às suas necessidades individuais.