31 Janeiro, 2023

Os melhores alimentos da estação do Inverno

Escrito por: GO fit

Abacate, couve-flor, leguminosas ou alcachofras: os alimentos mais saudáveis da estação do Inverno

Descubra os alimentos mais saudáveis para encher os seus pratos no Inverno.

Com a queda acentuada das temperaturas cada vez mais pronunciada, é necessário comer corretamente: manter-se hidratadopois o frio intenso reduz a sensação de sede, e continua a ser importante optar pelas fruta e vegetais da estação, que, devido às suas características nutricionais, não podem deixar de fora da nossa alimentação.

Estes são alguns exemplos destes alimentos de Inverno e dos seus benefícios:

  • Abacate: Rico em vitamina C, E e B2. Também é rico em ácidos gordos monoinsaturados, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. No entanto, por ser rico em gorduras saudáveis, é uma fruta muito calórica. Pode ser comido sozinho, em saladas ou como molho. E mais, sabia que é um alimento perfeito para combater a fadiga? Contamos-lhe tudo aqui.
  • PinhõesBaixos em hidratos de carbono, rico em proteínas, gorduras insaturadas, potássio, zinco, magnésio, ferro, fósforo e vitaminas do grupo B. Mas cuidado com o consumo excessivo: podem contribuir para um aumento do peso corporal, pois são ricos em gorduras.
  • Couve portuguesaRica em ácido fólico e vitaminas C e A, o seu consumo contribui para o funcionamento normal do sistema imunitário. É uma fonte de fibra, ajudando a aumentar a saciedade, embora o seu consumo excessivo possa causar flatulência e indigestão. Embora tenha uma presença assídua na mesa de Natal, não deve ser esquecida durante o resto da estação, entre outubro e maio. Pode ser consumido em sopas, cozida e inclusive crua em batidos ou sumos.
  • Alcachofra: O seu elevado teor de água, fibras e inulina relacionam-no diretamente com um produto positivo para a digestão, a queima de gordura e o controlo do colesterol. Deixamos aqui uma receita com alcachofras que vai adorar!
  • Couve-florBaixa em hidratos de carbono e rica em potássio, vitamina C, fibra e água. É importante na prevenção de diversas doenças crónicas, tais como o cancro. Pode ser consumida em cremes, purés, assada no forno ou cozida.
  • Dióspiro: O dióspiro, graças à sua textura suculenta, doce e cremosa, é uma das frutas preferidas das crianças nesta época do ano, além de ser um alimento altamente energético e nutritivo. O dióspiro destaca-se pelo seu teor em fibras e pelo seu elevado teor em vitaminas C, B1, B2, B6, E, K e minerais como o ferro, o magnésio, o cobre, o potássio e o fósforo. Pode ser comido cru ou em pratos como uma tosta com pera e mozarela.
  • Leguminosas. As lentilhas e o grão-de-bico podem ser uma boa opção, mas também os feijões e as ervilhas. As leguminosas são uma fonte natural de fibras naturais ricas em proteínas de origem vegetal, pelo que é importante dar-lhes a importância que merecem durante todo o ano, mesmo que apeteçam mais no Inverno.
  • Gengibre. É um alimento conhecido pelas suas propriedades medicinais. Ajuda o sistema digestivo e circulatório, e combate os vírus e bactérias prejudiciais, pois contém potássio, niacina e vitamina C. Ideal para as constipações.
  • Vegetais de folha verde: é o momento de apostar nas crucíferas (couves, brócolos…), mas sem esquecer a acelga e os espinafres. Pode incluí-los numa salada nutritiva como esta, de quinoa.
  • Laranjas e tangerinas: ideais para prevenir constipações. Lembre-se que a melhor opção é comê-las, e não bebê-las. Se não pode prescindir dos sumos, não se esqueça de incorporar a polpa: é aí que se encontra a fibra e a maior parte dos nutrientes.

O objetivo é arranjar espaço no nosso frigorífico para os produtos frescos que mais nos interessam neste momento. O essencial na hora de fazer compras, como sabe, é optar sempre pela qualidade e frescura. Acrescente-se a isso o facto de que estes alimentos podem ajudar a reforçar as suas defesas, e é-lhe garantido que terá um Inverno do mais saudável possível.